O que são e qual a importância dos biocombustíveis?
Notícia

O que são e qual a importância dos biocombustíveis?

Descubra o que são e qual a importância dos biocombustíveis.

Como o nome já sugere, os biocombustíveis são um tipo de combustível produzido a partir de matéria orgânica, que chamamos de biomassa. Entre as matérias orgânicas utilizadas no Brasil estão a cana-de-açúcar, o milho, o óleo vegetal, a soja e até mesmo o lixo.

A produção de biocombustível vem ganhando espaço nos últimos anos por questões econômicas e ambientais - além de ser uma alternativa financeiramente viável, o biocombustível é mais “limpo” se comparado aos combustíveis fósseis, originados do petróleo.

No Brasil, o grande protagonista é o etanol, produzido principalmente a partir da cana-de-açúcar e, mais recentemente, do milho. Segundo a S&P Global Commodity Insights, 95% da produção mundial desse biocombustível tem origem no Brasil e nos Estados Unidos, o que coloca o país em uma posição de referência no mercado internacional.

Por que o etanol é tão popular

O etanol e outros biocombustíveis cumprem um papel importante no combate às mudanças climáticas. Eles são renováveis, emitem menos gás carbônico (CO2) e sua utilização acaba por reduzir a dependência que nós temos dos derivados do petróleo - recurso não renovável e mais poluente.

Além de todos os benefícios ambientais, a produção de etanol também estimula a geração de empregos em todas as partes da cadeia produtiva e contribui para o aumento das exportações do país.

Por fim, vale lembrar ainda que o Brasil tem uma vantagem importante em razão do clima e de seu território. As vastas extensões de terra e o clima tropical são a combinação perfeita para a produção de cana-de-açúcar, milho e outras matérias-primas que servem de insumo para a geração do etanol.

O outra lado da moeda: as desvantagens dos biocombustíveis

A produção de combustível e geração de energia é um tema bastante complexo, por isso sempre há ressalvas a se fazer.

No caso da plantação de cana-de-açúcar e outras matérias-primas para produção de etanol, a necessidade de longas áreas agricultáveis pode intensificar o desmatamento e gerar um movimento de alta de preços nos alimentos. Isso acontece porque as vantagens comerciais do etanol podem acabar fazendo o produto tomar o espaço do plantio de alimentos - e, quanto menor a oferta de alimentos, maior o preço.

A agricultura em larga escala é também uma das maiores consumidoras de água, o que pode causar também uma série de outros impactos ambientais.


Como o etanol é usado no Brasil

O etanol é um produto versátil, com variedades que podem ser utilizadas para diversos fins - como na produção de bebidas alcoólicas, cosméticos, produtos industriais e muito mais.

Existe ainda uma outra variedade que funciona como combustível para automóveis leves - seja de forma exclusiva ou misturada com gasolina aditivada, nos carros conhecidos como flex. E você pode encontrar esse tipo de etanol, produzido com alto rigor de qualidade, no posto TotalEnergies mais próximo de você.