Skip to content

08/07/2020 Notícia

O que é o 5W-30, e se eu posso usar no motor do meu carro?

O que significa o 5W-30?

Todos os lubrificantes para motor são baseados em sua viscosidade, ou sua resistência ao escoamento (fluidez). O lubrificante precisa manter um bom filme de óleo em altas temperaturas, e em baixas temperaturas, deve garantir uma boa fluidez, por esse motivo, os lubrificantes multiviscosos 5W-30, por sua classificação a frio (5W) e a quente (30), atingir uma excelente faixa de temperatura, é comumente usado pelo mercado.

De qual forma, o 5W-30 é diferente dos outros lubrificantes e por que ele é tão comum?

O óleo de motor 5W-30, possui um grau “5” no frio (a letra “W”, vem de WINTER, que significa inverno), que o torna menos viscoso (ou mais fino) a baixas temperaturas quando comparado à um 10W-30, por exemplo. O mesmo serve para altas temperaturas, onde o seu grau de viscosidade corresponde à 30, que por si é igualmente menos viscoso que um 10W-50. Quando nós compramos 2 lubrificantes multiviscosos de graus diferentes, isso vai se reflete no tamanho da película lubrificante que irá se formar durante o funcionamento do motor. Em temperaturas ambientes mais elevadas, um lubrificante 10W-50, garantirá uma melhor “proteção”, por formar uma maior película protetora, quando comparado à um 5W-30. Em contrapartida, um lubrificante 5W-30 irá ter maior vantagem em temperaturas mais baixas, em especial na partida, quando comparado à um 10W-30, por ter um grau SAE à frio menor, ele se torna mais fluido e garante uma lubrificação inicial mais rápida. Já que o 5W-30, pode ser usado em uma faixa de -35°C (5W, temperatura à frio), e em média até 35°C (grau à quente, SAE 30), ele acaba se tornando um lubrificante muito versátil para grande parte do território nacional, inclusive em outros países. Ressaltando que o grau SAE, tem como referência a temperatura ambiente, pois os motores de combustão interna, atingem valores muito superiores à estes. Por esse motivo, o lubrificante além da sua viscosidade, conta com um óleo básico especial, que pode ser mineral, semi ou sintético, além de pacotes de aditivos específicos para cada motor.

 

 

Quando devemos usar o lubrificante 5W-30?

Quando pensamos em uso de óleo lubrificante, mesmo tendo uma boa base do que significa os graus de viscosidade e sua aplicação. Para dimensionar uma viscosidade para um motor, é necessário considerar uma série de variáveis, relacionadas à arquitetura do motor, que pode mudar de acordo com sua capacidade volumétrica, tipo de sistema de alimentação, se é direta ou indireta, se é turboalimentado ou naturalmente aspirado dentre outros fatores. Além disso, o lubrificante selecionado para um determinado motor, é testado de forma exaustiva pelo fabricante, desta forma, fica a cargo do fabricante do veículo, indicar o melhor lubrificante para o motor, de acordo com seus critérios técnicos.