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25/02/2020 Notícia

Óleo sintético, semissintético ou mineral? Diferenças e qual é melhor

Descubra tudo sobre as direferenças entre: óleo mineral, óleo sintético e óleo semissintético

Os lubrificantes têm várias funções  sendo as principais delas proteger o motor, evitar o contato entre os metais e refrigerar. Hoje, vamos entender qual a diferença entre óleo sintético, óleo semissintético e óleo mineral.

Óleo mineral

Para obter o óleo mineral é preciso fazer um processo de refino por solvente que envolve a separação de componentes do petróleo, trata-se de um processo mais simples de obtenção do lubrifcante em sua forma semi-acabada, que é chamada comercialmente de ÓLEO BÁSICO,podendo este pertencer ao grupo I ou Grupo II. Curiosidade: Óleos minerais que se enquadram no grupo II, são óleos de melhor qualidade quando comparado ao moneral grupo I, devido sua melhor estabilidade térmica e menor teor de enxofre. A TotalEnergies, atualmmente só usa óleos minrais do grupo II para sua linha de lubrificantes automotiva.

Algumas características do óleo mineral:

  • Geralmente mais econômico em comparação aos outros tipos de óleo.
  • Menor desempenho em altas temperaturas e condições extremas.
  • Maior formação de depósitos e maior necessidade de trocas frequentes.

Óleo sintético

Já  os óleos sintéticos, são óleos que passam por um processo de obtenção de óleo básico muito mais complexos, como por exemplo o hidrocraqueamento severo e sínteses químicas. Por se tratar de métodos que usam reações químicas complexas e resultar em óleos báscios com características bem superiores aos óleos minerais. Óleos básicos obtidos por esses processos, ficaram classificados como sintéticos, que estão divididos entre os grupos III, IV e V. Cada um com suas propriedades específicas.

Algumas características do óleo sintético:

  • Maior resistência à oxidação, oferecendo proteção prolongada contra o desgaste do motor.
  • Excelente desempenho em altas temperaturas e condições extremas.
  • Melhor fluidez a baixas temperaturas, facilitando a partida a frio.
  • Menor formação de depósitos, mantendo o motor mais limpo.

Óleo semissintético

Os óleos semissintéticos já são uma mistura de óleos básicos de origem mineral e sintéticos, podendo ser de qualquer grupo I ou II (minerais), com grupos III, IV ou V (sintéticos), portanto que, nesta concentração de óleos básicos sintéticos, contenha um teor igual ou superior à 10%, conforme resolução da ANP. Estes “lubrificantes”, foram criados objetivando um melhor custo benefício para o mercado.

Algumas características do óleo semissintético:

  • Melhor desempenho em altas temperaturas e condições extremas em comparação ao óleo mineral.
  • Melhor proteção contra o desgaste do motor em comparação ao óleo mineral.
  • Preço intermediário entre o óleo mineral e o óleo sintético.

Veja: Pode rodar com óleo vencido no motor? Entenda o que acontece.

A escolha entre óleo sintético, óleo semissintético e óleo mineral é uma decisão importante para garantir a saúde e o desempenho do motor do seu veículo. Considere as características de cada tipo de óleo, as recomendações do fabricante e as condições de uso para tomar a decisão correta. Lembre-se de seguir as instruções do manual do proprietário e realizar as trocas de óleo regularmente para manter o seu veículo em ótimo estado de funcionamento.

O Óleo Sintético 5W40 da TotalEnergies

Quando um óleo básico (semi-acabado), é obtido, seja ele mineral ou sintético. Para fins de comercialização, registro e etc. Ele precisa agora passar para a reta final, que é o processo de mistura com aditivos específicos, conforme regulamentação vigente da ANP (Agência Nacional do Petróleo). Desta forma, a TotalEnergies recebe os óleos básicos em sua fábrica  e começa o processo de industrialização dos produtos, que é a mistura de óleo básico mais aditivos, de acordo com a demanda do mercado e requerimentos técnicos dos dos fabricantes.

Um dos produtos mais bem comercializados da TotalEnergies é o 5W-40, lubrificante de base síntética, recomendado para marcas Alemãs e detentora das principais normas de montadoras do mercado, como exemplo:

  • VW 502.00 / VW 505.00 VW e  508.88 / VW 509.99, ACEA A3/B4, API SN

Confira no catálogo da TotalEnergies todos os nossos lubrificantes da linha automotiva, tanto para aplicação em motores quanto para transmissões.

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Rafael Carvalho
Técnico Total Brasil

  • Técnico em automobilística
  • Engenheiro Mecânico
  • Pós Graduado em motores de combustão Interna