Skip to content

24/09/2018 Notícia

Qual o melhor tipo de óleo para motor de caminhão?

Conheça o melhor tipo de óleo para o motor do seu caminhão.

Estar com o óleo do seu veículo em dia é fundamental para garantir um bom desempenho do motor e evitar custos desnecessários com manutenção. E para os caminhões que rodam por longos períodos em estradas precárias e, muitas vezes, em condições variáveis de temperatura, ter esse cuidado é ainda mais importante. Mas como ter certeza de que o óleo que você está escolhendo para o seu caminhão é o certo?

Abrindo o manual do seu veículo você vai encontrar as especificações indicadas pelo fabricante, Informando qual é a viscosidade e performance que o óleo lubrificante precisa oferecer ao motor.

A viscosidade indica a fluidez do óleo logo na partida do motor e depois, quando o veículo já está rodando. Este fator é de extrema importância para garantir a melhor performance e proteção do motor em condições de temperaturas variáveis. O óleo mais eficaz é aquele capaz de conservar sua viscosidade em qualquer condição térmica: permanecer fluído no frio (para assegurar o arranque) e viscoso no calor (para evitar que as peças do motor entrem em atrito).

Os óleos ainda são classificados entre mineral, sintético e semissintético. Cada um deles tem seus pontos positivos e negativos, então o ideal é consultar o seu mecânico para saber qual se encaixa melhor no seu veículo. Ou você pode clicar aqui a seguir e ver uma publicação que fizemos sobre o assunto.

A classificação de desempenho, por sua vez, é definida pela Associação Americana de Petróleo (API) e pela ACEA - Associação de Construtores de Automóveis Europeus, e indica qual é a tecnologia empregada no óleo e o tipo de motor para o qual ele foi produzido. Você pode saber mais sobre ele nessa publicação.

É importante lembrar que alguns óleos lubrificantes de qualidade superior contribuem também para a redução do consumo de combustível e das emissões de gases nocivos ao meio ambiente. A TotalEnergies oferece o Rubia TIR 7900 FE, óleo semissintético Fuel Economy com a tecnologia Low Saps que garante máxima proteção aos sistemas pós-tratamentos como o DPF, SCR ou EGR.

Fique atento à quilometragem rodada e mantenha as revisões do seu caminhão em dia.

Conheça nossa linha TotalEnergies Rubia, para ônibus e caminhões. Ela oferece óleos para caminhão multiviscosos de qualidade para o seu veículo, atendendo as demandas dos principais fabricantes mundiais.