Tudo que você precisa saber sobre os números de octanagem da gasolina
95 RON, 86 MON, 87 AKI ... Qual é o significado dos números de octanas, que geralmente estão entre 80 e 100, que são exibidos ao lado dos nomes das gasolinas na bomba?
O que é octanagem?
A gasolina usada para impulsionar nossos veículos é composta por vários componentes, 20 a 30% dos quais são alcanos. Esta família de hidrocarbonetos inclui o octano, um hidrocarboneto saturado cuja fórmula química é C8H18.
Se tem um número no nome, é porque o octano se caracteriza por sua altíssima resistência à combustão espontânea, também conhecida como ignição espontânea. O número de octanas, portanto, expressa a capacidade da gasolina de resistir à ignição espontânea (em um motor de ignição por centelha). A gasolina de alta octanagem não acende (ou acende raramente) na câmara de combustão até que a vela de ignição tenha produzido uma faísca, mantendo assim o desempenho e a durabilidade do motor.
Como os números de octanas são calculados?
Para determinar o número de octanas de uma gasolina, sua resistência à combustão espontânea deve ser comparada com a resistência de um combustível de referência composto de uma mistura de iso-octano e heptano. O isômero de octano, ou iso-octano, foi atribuído a um número de octanas de 100, ao contrário do heptano, que é especialmente "explosivo" e tem um número de octanas de 0.
Isso significa que em termos de autoignição, uma gasolina com um número de octanas de 95 reagirá da mesma forma que um combustível de referência composto de 95% de iso-octano e 5% de heptano.
Mas o número de octanas é apenas uma escala comparativa. Alguns combustíveis, incluindo aqueles usados na competição, podem ter números superiores a 100.
Para evitar motor fora do ponto
Quando ocorre combustão espontânea, ela causa uma detonação cujo som é característico de uma batida. Essas explosões descontroladas submetem o motor a tensões térmicas e mecânicas incomuns e prejudiciais e causam entupimento, emissão de poluentes e rachaduras nos componentes do motor, que ameaçam a longevidade do motor ao longo do tempo.
O motor deve, portanto, ser abastecido com uma gasolina de número de octanas especificado pelo fabricante. A regra é simples: escolha um número de octanas igual ou superior ao número de octanas para o qual o motor do seu veículo foi projetado.
Classificações em todo o mundo
Existem três tipos de números de octanagem usados em todo o mundo:
- O Research Octane Number (RON) é o mais comum, especialmente na Europa. Representa o comportamento do combustível em baixas velocidades e ao acelerar.
- O número da octanagem do motor (MON) representa o comportamento do combustível em altas velocidades e cargas elevadas.
- O Índice Anti-Knock (AKI) é usado no continente americano, é a média do RON e MON.
O número e a variedade de números de octanas disponíveis na bomba variam de país para país. Enquanto as estações de serviço na Irlanda e na Itália (RON 95) oferecem apenas um número, as da China têm sido capazes de oferecer até sete graus diferentes.
Em geral, as classes variam de RON 80 a RON 100 em todo o mundo, ou de AKI 81 a AKI 91 na América.