13/08/2022 Notícia
Como funcionam os carros elétricos?

Como funcionam os carros elétricos?
A busca por alternativas sustentáveis atinge diretamente nossa forma de locomoção. Isso porque os carros movidos a combustíveis fósseis, além de contribuir para esgotar recursos naturais não renováveis como o petróleo e o gás, ainda emitem gases poluentes para a atmosfera.
E, apesar de serem maioria no mercado automotivo, o movimento por carros elétricos ganha cada vez mais força. Os motivos para isso são simples: eles são confortáveis, silenciosos e eficientes sem impactar o meio ambiente.
Para entender como funcionam os carros elétricos não é preciso muito, basta ter em mente quatro componentes básicos e importantes: o pack de bateria, o inversor, o motor de indução e o sistema de recuperação de energia.
Pack de bateria: onde a energia é gerada e acumulada
Assim como em qualquer aparelho elétrico, são nas baterias que é produzida a eletricidade necessária para colocar o carro em movimento. Para isso, é possível usar até uma tomada comum de 110V ou 220V - nesse caso, levará até 20 horas para que a carga seja completa.
Outra opção é usar carregadores de parede dedicados para essa finalidade. Com eles, o tempo de espera cai para, aproximadamente, 6 horas. A forma mais rápida, porém, são os eletropostos especializados em carregamento rápido. Nesses locais, são necessários apenas 40 minutos para alcançar 80% do processo.
Seja como for, com a carga cheia, os carros elétricos têm autonomia de 200 km a 350 km - a depender do modelo escolhido.
Inversor: transformando energia em movimento
Depois que a bateria produziu toda a eletricidade necessária, o inversor transforma essa corrente elétrica contínua em alternada. E isso é muito importante para o motor do carro, já que é assim que o campo magnético, necessário para o motor funcionar, é criado.
Além disso, o inversor também é quem determina a frequência dessa corrente de acordo com a pressão que o motorista aplica no pedal. Quanto mais rápido o condutor quiser dirigir, maior será a amplitude da corrente e o movimento rotacional do campo magnético - o que aumenta consequentemente a ação no motor.
Motor de indução: velocidade simplificada e sem poluentes
Esse é o nome técnico do motor elétrico e, como explicado, ele funciona a partir do campo magnético criado pelo inversor. Na prática, a ação da energia é muito parecida com dois ímãs que tentam se aproximar - a diferença é sua aplicação: nesse caso, ela faz o rotor girar.

Leonardo Urdaneta
- Técnico Automotivo e Engenheiro Mecânico
- 15 anos de experiência na indústria automobilística
- Apaixonado pelo mundo dos motores desde criança e gearhead convicto