Fluidos para carros elétricos: o que são e quais as diferenças?
Quando falamos em veículos elétricos (EVs), muitos imaginam um cenário livre de manutenção mecânica, trocas de óleo ou fluidos. Afinal, sem motor a combustão, para que servem os fluidos para carros elétricos?
A verdade é que os carros elétricos também dependem de fluidos especiais — e eles são essenciais para garantir o desempenho, a segurança e a durabilidade dos componentes do veículo.
Neste artigo, explicamos quais são os fluidos usados em veículos elétricos, por que eles são diferentes dos dos carros tradicionais e como contribuem para a eficiência dessa nova geração de mobilidade.
Principais fluidos para carros elétricos
Embora os carros elétricos não utilizem óleo de motor como os carros a combustão, eles ainda exigem outros tipos de fluidos. Conheça os principais e a importância de cada um deles:
1. Fluido de resfriamento da bateria
As baterias de alta voltagem geram calor durante o carregamento e a condução. Para evitar superaquecimento e garantir performance ideal, muitos modelos utilizam sistemas de arrefecimento líquido, que funcionam com fluidos especialmente formulados para:
- Serem dielétricos (não conduzirem eletricidade),
- Manterem a temperatura estável,
- Evitarem corrosão dos componentes internos.
2. Lubrificante para transmissão
Os carros elétricos ainda possuem transmissões de uma única marcha, com engrenagens que exigem lubrificação. Mas, diferente dos lubrificantes tradicionais, os usados em EVs precisam atender a requisitos mais rígidos, tais como:
- Compatibilidade com materiais eletrônicos,
- Baixa condutividade elétrica,
- Alta resistência à oxidação e envelhecimento térmico,
- Ruído reduzido (NVH – Noise, Vibration and Harshness).
Ou seja, são lubrificantes com formulação específica para ambientes eletroeletrônicos. A TotalEnergies possui um fluido desenvolvido especialmente para a “Transmissões Híbridas Dedicadas” de veículos híbridos e elétricos, o Quartz EV DHTF-2.
Conheça os benefícios de nosso produto e suas especificações:
- Propriedades dielétricas, garantindo maior segurança e isolamento elétrico, reduzindo o risco de choque e curto-circuitos e protegendo contra eletricidade estática;
- Lubrificação de altíssima desempenho para as engrenagens e componentes internos do câmbio DHT;
- Mantém a altíssima eficiência energética, ajudando a reduzir consumo de combustível no motor a combustão e consumo de energia no motor elétrico.
- Principais aplicações: Great Wall Motors Haval H6 e veículos híbridos com câmbio DHT
3. Fluido para o sistema de freios
O fluido para o sistema de freio continua sendo essencial — seja em carros elétricos ou convencionais. Mas em EVs, o fluido de freio precisa levar em conta também o sistema de frenagem regenerativa. Essa particularidade exige atenção extra ao controle de temperatura e à resposta imediata.
A frenagem regenerativa é o nome dado para a tecnologia usada em veículos elétricos (e também em híbridos) que recupera parte da energia cinética gerada durante a frenagem e a converte em energia elétrica para recarregar a bateria do carro.
4. Fluidos auxiliares (ar-condicionado, direção hidráulica, etc.)
Alguns EVs ainda usam fluidos hidráulicos ou de refrigeração para sistemas como ar-condicionado e direção. O diferencial está, novamente, na compatibilidade com componentes elétricos e na capacidade de operar com baixo atrito.
Diferenças entre fluidos para carros elétricos e convencionais
Entre as principais diferenças para os fluidos para veículos elétricos, podemos elencar a preocupação com a manutenção da temperatura, a condutividade elétrica dos lubrificantes, que deve ser reduzida, além da preocupação com barulho.
Aspecto | Fluidos para carros convencionais | Fluidos para carros elétricos |
Condutividade elétrica | Pode ser irrelevante | Deve ser mínima (dielétrico)
|
Resistência térmica | Alta | Muito alta (exigência maior) |
Compatibilidade com eletrônicos | Não é prioridade | Essencial |
Ruído e vibração (NVH) | Padrão | Requisitos mais silenciosos |
Sustentabilidade | Evoluindo | Tendência crescente |
Por que escolher fluidos específicos para elétricos é tão importante?
Utilizar o fluido certo não é apenas uma recomendação — é uma exigência técnica. Um fluido não compatível pode:
- Aumentar o risco de curto-circuito,
- Danificar a bateria ou o motor elétrico,
- Reduzir a eficiência do veículo,
- Anular garantias do fabricante.
Por isso, tanto oficinas quanto proprietários devem se atentar às especificações indicadas pela montadora e optar por marcas que desenvolvem linhas específicas para veículos elétricos.
Conclusão: o futuro exige novas soluções
À medida que a eletrificação avança, o papel dos óleos automotivos evolui. Eles deixam de ser apenas lubrificantes ou refrigerantes e passam a ser componentes críticos para a segurança e eficiência do sistema elétrico. A inovação dos fluidos acompanha o futuro da mobilidade — mais limpa, mais silenciosa e mais tecnológica.
Na TotalEnergies, estamos comprometidos com o futuro do mundo e com uma mobilidade mais sustentável, e investimos na tecnologia, inovação e segurança de nossos lubrificantes, como é o caso de nosso lubrificante Quartz EV DHTF-2, especialmente desenvolvido para transmissões híbridas dedicadas, ideal tanto para carros híbridos quanto elétricos.
Quer conhecer mais de nossos lubrificantes e comprar o ideal para seu carro?