Sistema de arrefecimento: como funciona?
O que é o sistema de arrefecimento?
O sistema de arrefecimento é responsável por medir e equilibrar o calor do motor em uma temperatura segura, nem muito frio, nem muito quente - geralmente, entre 75ºC a 110ºC, a depender do fabricante. Também não é desejável que o motor funcione muito frio, devido a que isso acelera o desgaste de peças, aumenta o consumo de combustível e lubrificante, entre outro. Por isso, pelas manhãs, ou após longos períodos em que o motor ficou desligado, é importante deixar o motor atingir sua temperatura de funcionamento antes de querer exigir mais dele, evitando aceleradas fortes e giro elevado até ele atingir a temperatura adequada.
Para que isso aconteça, são necessários sete componentes diferentes que, junto da água, criam um ciclo de resfriamento: bomba d’água, sensor de temperatura, válvula termostática, reservatório, radiador, aditivo e ventoinha.
Cada um deles tem um papel essencial - e garantir que todos estão em pleno funcionamento aumenta a vida útil das peças presentes no carro.
Saiba os cuidados com sistema de arrefecimento.
De maneira simples, para entender como funciona o sistema de arrefecimento, basta ter em mente que a água percorre e resfria a temperatura do motor por meio de uma troca de calor entre o veículo e o líquido. Mas isso só é possível graças à atuação conjunta dos componentes.
O papel dos principais componentes do sistema de arrefecimento
O sistema de arrefecimento em um veículo é projetado para dissipar o excesso de calor gerado pelo motor durante o processo de combustão. Manter a temperatura do motor dentro de níveis aceitáveis é crucial para garantir o desempenho eficiente e a durabilidade do veículo. Os principais componentes do sistema de arrefecimento incluem:
-
Radiador: O radiador é um componente fundamental que permite a transferência de calor do fluido de arrefecimento para o ar ambiente. Geralmente é montado na parte frontal do veículo, onde recebe o fluxo de ar quando o veículo está em movimento.
-
Bomba d'água: A bomba d'água circula o fluido de arrefecimento pelo sistema, garantindo que o calor seja transferido eficientemente do motor para o radiador. A bomba d'água é muitas vezes acionada pela correia do motor e pode ser movida por uma polia ligada ao motor.
-
Termostato: O termostato regula a temperatura do motor, controlando o fluxo do fluido de arrefecimento. Ele permanece fechado enquanto o motor está frio, permitindo que o motor atinja a temperatura de operação ideal mais rapidamente. Uma vez atingida a temperatura adequada, o termostato se abre, permitindo que o fluido de arrefecimento circule através do motor e do radiador.
-
Ventoinha: Em alguns veículos, uma ventoinha elétrica é usada para ajudar a resfriar o radiador quando o veículo está parado ou em baixa velocidade, onde o fluxo de ar natural não é suficiente. A ventoinha é controlada pelo sistema de gestão do motor e é acionada quando a temperatura atinge um determinado ponto.
-
Reservatório de expansão: O reservatório de expansão, também conhecido como tanque de expansão, é um recipiente que fornece espaço adicional para o fluido de arrefecimento conforme ele se expande e contrai devido às variações de temperatura.
-
Mangueiras e tubulações: Mangueiras e tubulações conduzem o fluido de arrefecimento entre os vários componentes do sistema, garantindo uma circulação eficiente.
-
Fluido de arrefecimento: O fluido de arrefecimento, geralmente uma mistura de água e anticongelante, é responsável por absorver e dissipar o calor do motor. Além de reduzir a temperatura de congelamento, o anticongelante também evita a corrosão e a formação de depósitos no sistema.
Esses componentes trabalham em conjunto para garantir que o motor funcione dentro de uma faixa de temperatura adequada, evitando danos causados pelo superaquecimento e garantindo o desempenho eficiente do veículo.
Aditivo: o componente que faz toda diferença
O aditivo é um líquido antiespumante, anticorrosivo e anti-incrustante que tem como principal função fazer com que a água do carro não ferva e nem congele. Além disso, esse componente também é essencial porque evita a oxidação das peças que terão contato com o líquido, garantindo a lubrificação do sistema de arrefecimento de maneira segura.
Não à toa, é muito importante ter atenção com o aditivo utilizado no carro. A TotalEnergies conta com uma gama de aditivos (tanto concentrado como diluídos pronto para uso) que são uma excelente escolha por oferecer proteção de longa duração. A gama de aditivos da TotalEnergies garante eficiência para todos os tipos de motores de combustão interna de veículos leves e pesados, motores de equipamento da construção civil e até tratores agrícolas.
Conheça nossos produtos no catálogo: Clique aqui
Leonardo Urdaneta
- Técnico Automotivo e Engenheiro Mecânico
- 15 anos de experiência na indústria automobilística
- Apaixonado pelo mundo dos motores desde criança e gearhead convicto