TotalEnergies ganha uma nova licença de exploração em águas profundas
Paris, 19 de dezembro de 2022 – A TotalEnergies e seus parceiros QatarEnergy e Petronas apresentaram, na sexta-feira (16/12), oferta vencedora para o bloco offshore de Água Marinha no Leilão de Oferta Permanente de Partilha de Produção – 1º Ciclo, realizado pela Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP). A Petrobras exerceu seu direito de ter 30% de participação como operadora.
Água Marinha é um grande bloco de 1.300 km2 , a cerca de 140 km da costa, localizado no pré-sal da Bacia de Campos.
“A TotalEnergies tem a satisfação de expandir sua presença na Bacia de Campos com este novo bloco exploratório, ao lado de três parceiros estratégicos. Essa conquista está de acordo com nossa estratégia de focar a exploração em bacias selecionadas de alto potencial que podem fornecer recursos materiais de baixo custo e baixa intensidade de carbono”, disse Kevin McLachlan, Vice-Presidente Sênior de Exploração da TotalEnergies.
A TotalEnergies terá 30% de participação no bloco, ao lado da operadora Petrobras (30%), QatarEnergy (20%) e PPBL (20%).
A entrada da TotalEnergies neste bloco ocorre na sequência à entrada em 2 blocos, S-M-1815 e S-M1711, no sul da Bacia de Santos, durante o 3º Ciclo de Oferta Permanente, que ocorreu em 13 de abril de 2022.
***
Sobre a TotalEnergies no Brasil
TotalEnergies opera no Brasil há mais de 40 anos e hoje emprega mais de 3.000 pessoas em seus segmentos de negócios, em atividades de exploração e produção, gás, energias renováveis, lubrificantes, produtos químicos e distribuição.
O portfólio de Exploração & Produção da TotalEnergies inclui atualmente dez ativos, dos quais quatro são operados. Em 2021, a produção média da Companhia no país foi de 49 mil barris de óleo equivalente por dia e deve exceder 100 mil barris de óleo equivalente em 2022.
Em 2017, a TotalEnergies e a Petrobras formaram uma Aliança Estratégica nas atividades de exploração e produção, gás, renováveis e energia. A Aliança permite que as duas empresas implementem projetos de P&D em áreas como inteligência artificial, para gerar ganhos de eficiência, com aplicações diretas no Brasil.
Em dezembro de 2018, a TotalEnergies entrou no mercado brasileiro de distribuição de combustíveis com a aquisição das atividades de distribuição do Grupo Zema, dando à TotalEnergies uma rede de cerca de 240 estações de serviços, bem como diversas instalações de armazenamento de derivados de petróleo e etanol.
Em dezembro de 2021, a TotalEnergies, licitante na rodada da cessão onerosa, ganhou dois novos Contratos de Partilha de Produção não operados nas unidades Atapu Surplus (22,5%) e Sépia Surplus (28%), assinados no final de abril de 2022.
Através de sua subsidiária Total Eren, a TotalEnergies está buscando seu crescimento no setor brasileiro de energia renovável, para construir sua capacidade atual de 300 MW. Em outubro de 2022, a TotalEnergies fez parceria com a Casa dos Ventos, principal player de energia renovável do Brasil, para desenvolver em conjunto um portfólio de energia renovável de 12 GW.
Sobre a TotalEnergies
A TotalEnergies é uma empresa multienergética global que produz e comercializa energias: petróleo e biocombustíveis, gás natural e gases verdes, renováveis e eletricidade. Nossos mais de 100.000 funcionários estão comprometidos com uma energia cada vez mais limpa, confiável e acessível ao maior número de pessoas possível. Presente em mais de 130 países, a TotalEnergies coloca o desenvolvimento sustentável em todas as suas dimensões no centro de seus projetos e operações para contribuir com o bem-estar das pessoas.