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10/06/2022 Notícia

Qual a função da Biela do Motor?

Biela do Motor

Para muitos, um simples problema no carro já é sinônimo de dor de cabeça, não é mesmo? O primeiro pensamento, na maioria das vezes, é o motor. Contudo, não é só de motor que o carro é feito. Buscando a resposta para seu problema, leva o veículo ao mecânico, e ele informa que o problema está na biela. Mas afinal, o que é a biela do motor? Confira nossa explicação a seguir.

O que é a Biela do Motor

A biela do motor é uma peça pequena que tem a função de transmitir ou transformar um movimento retilíneo em um movimento circular contínuo. Ela difunde a força gerada na câmara de combustão, recebida pelo pistão, para a árvore de manivelas ou mais conhecida como virabrequim.

Basicamente, essas hastes metálicas conectam os pistões ao virabrequim. Elas convertem o movimento de subida e descida em um movimento rotativo, fazendo o motor funcionar. Sua parte superior, também chamada de pé, se conecta ao pistão, e a parte inferior, ou cabeça, fica ligada ao virabrequim, gerando um movimento circular entre as partes.

Justamente por esta função, essa pequena peça exige cuidados redobrados. Caso tenha uma falha, o motor pode perder a sincronia. Este problema é mais conhecido como “motor batendo”, o que pode acarretar problemas graves no funcionamento do carro ou moto.

O que é Bater Biela

"Bater biela" refere-se ao ruído e vibração anormais no motor, resultantes de um jogo excessivo entre a biela e o virabrequim. Esse problema é causado pelo desgaste dos mancais da biela, que não conseguem mais manter a biela firmemente conectada ao virabrequim, resultando em impactos repetidos e danosos.

Componentes da Biela

A biela é composta por várias partes, cada uma desempenhando um papel vital em seu funcionamento. Essas partes incluem:

  • Pé da Biela: Conecta-se ao pistão através de um pino.
  • Corpo da Biela: Parte intermediária que suporta as tensões mecânicas.
  • Cabeça da Biela : Conecta-se ao virabrequim, geralmente com um mancal.

Tipos de Biela

Existem diferentes tipos de bielas, cada uma adequada para diferentes tipos de motores e aplicações:

  • Bielas Forjadas: Feitas de aço forjado, conhecidas por sua durabilidade.
  • Bielas de Alumínio: Mais leves, utilizadas em motores de alta performance.
  • Bielas de Titânio: Extremamente leves e resistentes, porém de alto custo.
  • Bielas Fundidas: Feitas através de fundição, comuns em veículos de produção em massa.

Materiais Utilizados na Biela

Os materiais utilizados na fabricação das bielas são escolhidos com base na necessidade de resistência, durabilidade e peso. Os materiais mais comuns incluem:

  • Aço Forjado: Oferece alta resistência à fadiga e durabilidade.
  • Alumínio: Leve e com boa resistência, utilizado em motores de alta performance.
  • Titânio: Extremamente leve e resistente, usado em aplicações de alta exigência.

Manutenção da Biela

Para solucionar esses problemas, o primeiro passo é reconhecer a verdadeira causa deles. Há diversas razões para esses acontecimentos, como:

  • motor desregulado;
  • gasolina de má qualidade;
  • não trocar o óleo dentro do prazo adequado;
  • colocar um óleo inadequado;
  • rodar com o motor fora do giro ideal;

A manutenção adequada da biela é crucial para garantir o funcionamento eficiente e seguro do motor de qualquer veículo.

O uso de óleo lubrificante de alta qualidade, reduz o atrito entre as partes móveis, diminui o desgaste e ajuda a manter a temperatura de operação sob controle. Além disso, um bom óleo para carro contribui para a limpeza interna do motor, removendo resíduos e partículas que podem danificar componentes críticos como a biela. Portanto, investir em óleos de qualidade é investir na longevidade e eficiência do motor.

A biela do motor desempenha um papel vital no funcionamento e desempenho do motor de combustão interna. Compreender sua função, tipos, materiais e manutenção é crucial para garantir a eficiência e longevidade do motor. Seja você um entusiasta automotivo ou um profissional da área, o conhecimento aprofundado sobre a biela é essencial para a manutenção e otimização de motores.