Skip to content

21/12/2021 Notícia

Pode misturar gasolina comum com aditivada?

Saber se pode misturar gasolina comum com aditivada é uma grande dúvida entre os motoristas - e, sim, é possível fazer isso sem causar problemas para o carro. Mas é essencial tomar alguns cuidados com essas trocas.

 

O principal malefício do combustível comum é o resíduo de “sujeira” que ele deixa nas válvulas e pistões do motor. Com o tempo, esse material fica tão acumulado que pode dificultar a mistura do ar com a gasolina - um processo essencial para garantir a eficiência do carro.

 

Isso não acontece com a aditivada, já que ela possui uma espécie de “detergente” que vai limpando o motor durante o uso. E ter isso em mente é essencial para caso você queira fazer a troca da comum para esse modelo. Conheça os benefícios da Excellium, a gasolina aditivada da TotalEnergies que limpa seu motor Km após Km.

 

Os perigos de fazer uma mudança súbita para a aditivada

Se seu carro está acostumado com a gasolina comum, encher o tanque de uma só vez com a aditivada pode ser perigoso para o motor. Isso porque, dependendo da quantidade de resíduo que esteja acumulado, a limpeza que o combustível de melhor qualidade faz, pode soltar toda a sujeira de uma só vez e entupir a região.

 

Daí a importância de fazer a troca gradual. Então, sim, misturar a gasolina comum com a aditivada não só é possível, como é recomendável. Assim, a sujeira acumulada vai se soltando aos poucos.

 

O ideal é começar em uma proporção de 10% de aditivada para 90% de comum e diminuir essa diferença a cada abastecimento, caso o seu objetivo seja migrar para o combustível de melhor qualidade no futuro.