Skip to content

22/03/2022 Notícia

O que é um caminhão truck ou trucado?

Escolher o melhor modelo de caminhão de acordo com a carga que precisa ser transportada é o segredo de um serviço eficiente. E, sendo assim, saber o que é um caminhão truck, ou caminhão trucado, é um excelente começo - é ele um dos mais comuns nas estradas brasileiras.

A principal característica desse modelo é o seu conjunto de eixos mistos, em que há um eixo simples para a dianteira (uma roda de cada lado) e um duplo para a parte traseira (duas rodas de cada lado). Por este motivo, ele também é chamado de “6x2”.

Só essa mudança já é o suficiente para que o caminhão consiga transportar entre 10 e 14 toneladas nos seus 14 metros de comprimento. Isso equivale a 8 toneladas a mais que o modelo toco, que possui o mesmo tamanho, mas com eixos simples - para saber mais sobre os outros tipos de caminhões, clique aqui.

Além disso, outra particularidade importante sobre o modelo trucado é que ele oferece uma maior estabilidade lateral, reduzindo assim a possibilidade de acontecer acidentes.

Porém, este tipo de caminhão tem como principal desvantagem uma capacidade inferior de superar rampas e aclives do que um caminhão “toco” (4x2).

 

Caminhão bitruck: nome parecido, mas características diferentes

O caminhão bitruck é um outro tipo do modelo trucado. A principal diferença está nos eixos: nesse caso, eles são duplos tanto na dianteira quanto na traseira, por isso também são conhecidos como “8x2” ou “8x4” (depende de quantos eixos motrizes tiver). Como consequência, ele consegue também suportar mais peso, chegando a 23 toneladas. Isso tudo sem alterar o tamanho, que permanece nos 14 metros de comprimento.

Ele é ideal para ser usado com grade alta, caminhão-tanque e de caçamba basculante. Se você não sabe o que isso significa, a gente te explica: além de escolher entre o caminhão toco, truck e bitruck, é preciso também pensar como será a caçamba - isso influencia no transporte de carga. 

  • Grade baixa: ideal para quando o produto precisa ser carregado e descarregado rapidamente e para transportar produtos secos, em caixa, aços e engradados.
  • Grade alta: mais usado para transporte de cereais a granel.
  • Plataforma: pode ser o famoso reboque. Ele também tem a carroceria aberta, assim como os dois acima, e funciona bem para transporte de carros e motos.
  • Porta container: nesse caso, o caminhão consegue fixar um container e transportá-lo ou produtos igualmente pesados.

Para aumentar a eficiência e o desempenho do motor do seu caminhão, a TotalEnergies separou 5 dicas para você.

 

 

 

 

Leonardo Urdaneta

  • Técnico Automotivo e Engenheiro Mecânico
  • 15 anos de experiência na indústria automobilística
  • Apaixonado pelo mundo dos motores desde criança e gearhead convicto