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21/11/2018 Notícia

Motor queimando óleo: como acontece e como resolver?

Fumaça saindo do escapamento é algo normal, afinal os pistões precisam estar lubrificados para exercerem sua função e um pouco do óleo lubrificante vai acabar queimando nesse processo. Agora, quando a fumaça é demais é por que alguma coisa está errada!

Nesse caso temos uma dica bastante valiosa para te ajudar a identificar o problema: fique de olho na cor da fumaça que sai no escapamento do carro ou moto. Essa simples observação pode dizer bastante sobre o problema e vai te ajudar a chegar mais perto de um diagnóstico correto.

A seguir, vamos te mostrar um pequeno guia de como botar esse método em prática!

Fumaça Branca NO ESCAPAMENTO

Não, não escolheram o novo papa. A fumaça branca saindo do seu carro, na verdade, pode ter 2 significados!

O primeiro deles é a presença de água na câmara de combustão do motor, muitas vezes advinda por um dano na junta do cabeçote.

A segunda interpretação para essa fumaça é a queima do fluído de freio, que se aproveita de um provável furo no servo freio (hidrovácuo) do automóvel para, através do coletor de admissão, chegar ao motor e causar essa fumaça. Sendo assim, para consertar esse problema basta sumir com o furo. 

Fumaça Preta NO ESCAPAMENTO

A fumaça preta significa algum tipo de problema com a queima de combustível e sempre indica um aumento de consumo do mesmo. Pode ser um problema do filtro de ar, que não está jogando ar suficiente para que o motor queime a mistura, ou excesso de injeção do combustível na câmara, que resiste à explosão e acaba sendo queimado no escapamento aquecido. Esse problema tem que ser resolvido o quanto antes porque além de ser danoso para o veículo e para o seu bolso, é prejudicial ao meio ambiente e a saúde.

Fumaça Azul NO ESCAPAMENTO

A fumaça azulada é provavelmente a mais preocupante dessa lista e indica a queima de óleo lubrificante no motor. A lista de motivos pode variar, indo de desgaste em anéis e retentores de válvulas à obstrução da ventilação do motor (válvula PCV) e outros motivos. Dependendo do caso a gravidade do problema pode variar, mas o importante é procurar o seu mecânico de confiança o mais rápido possível. O descuido pode gerar desde perda de performance, a fundição do motor ou, em alguns casos, a necessidade de realizar a retifica do sistema.

Agora já sabe, onde tem fumaça tem problema no carro e você precisa passar na oficina! ;)