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14/06/2018 Notícia

CONHEÇA MAIS SOBRE O CABEÇOTE DO MOTOR.

Cabeçote do Motor e seus tipos

Você já parou para pensar como seu motor continua funcionando mesmo após várias horas de estrada? Ele esquenta bastante ao trabalhar por tanto tempo, mas graças a algumas peças, como o cabeçote do motor, o funcionamento correto é garantido.

Para você ter uma ideia, a maioria dos motores é de combustão interna, o que significa que a queima de combustível é realizada dentro de suas peças. Para que o motor fique estável, depois de tanto esforço e temperatura elevada, o cabeçote do motor entra com sua função de refrigeração, conduzindo a entrada necessária de ar e combustível para dentro dos cilindros, evitando o superaquecimento. Essa peça é indispensável para o funcionamento do motor, gerenciando a admissão de ar e o escape do mesmo através de válvulas.

Responsável pela transmissão térmica e de combustível, é claro que o cabeçote não poderia ser feito com um material qualquer, afinal ele deve ser resistente. Geralmente, ele é composto pelo mesmo material do bloco do motor, mas para motores de alto rendimento, o uso do alumínio para sua composição também é muito comum. Ambos os materiais são bem eficientes para a realização de sua tarefa.

Agora, vamos entender um pouco mais sobre cada tipo de cabeçote e suas funções.

Cabeçotes Flathead

Desenvolvido pela Ford, o V8 flathead praticamente não tinha cabeçotes. A válvula ficava alojada no bloco do motor, acima disso ficava a tampa onde eram encaixadas as velas e também havia entalhado um espaço para as válvulas abrirem para a câmara de combustão receber a mistura de combustível e ar.

CABEÇOTE DE MOTOR FLATHEAD

 

Cabeçote OHV

O Over Head Valve (Válvula em cima do cabeçote) - OHV são cabeçotes usados nos primeiros projetos dos motores V8. A partir de varetas o comando de válvulas aciona as outras válvulas no cabeçote. Por não permitir os grandes regimes de rotação, acabou se tornando obsoleto.

Cabeçote OHV

 

Cabeçote OHC ou SOHC

Os cabeçotes OHC apresentam a possibilidade de maior precisão e eficiência pois seu acionamento é direto. No caso do SOHC, a diferença ocorre pois o cabeçote possui um único comando de válvulas.

Comparando com os cabeçotes anteriores, essas mudanças permitiram maior rotação dos motores.

Cabeçote OHC ou SOHC

 

Cabeçote DOHC

O Double Overhead Camshaft (Duplo comando de válvulas no cabeçote) - DOHC proporcionou economia e performance a partir dos dois eixos de comando de válvulas distintos. Foi então possível o desenvolvimento do “comando de válvulas variável”.

Agora que você sabe da importância do cabeçote, é bom dar uma olhadinha no do seu carro, não é? Dê uma passada no ROC mais próximo de você para trocar o óleo e conferir os outros fluídos do motor, porque segurança está sempre em primeiro lugar.

Cabeçote DOHC