Skip to content

03/02/2024 Notícia

O que significam as siglas ABS, ESP e ASR?

O que significam as siglas ABS, ESP e ASR

Você já olhou no painel do seu carro e ficou confuso com tantas siglas ou luzes piscando? Se você quer saber o que significam as siglas ABS, ESP e ASR, continue no artigo para entender e saiba mais sobre esses sistemas de controle.

A indústria automobilística foi marcada por uma série de avanços tecnológicos nos últimos anos, principalmente quando falamos sobre aumento da segurança veicular e também para os automóveis se tornarem mais ecológicos.

Quando falamos sobre segurança, é fundamental entender as siglas ABS, ESP e ASR, que são sistemas avançados para o controle de estabilidade dos veículos e frenagem mais segura. Saiba mais!

Entendendo as siglas ABS, ESP e ASR

Vamos entender o significado das siglas ABS, ESP e ASR e aprender como esses sistemas trabalham para proporcionar uma experiência de condução mais segura.

ABS - Sistema de Freios Antibloqueio:

Provavelmente a sigla mais conhecida das três, o ABS (Anti-lock Braking System, em inglês) trata-se de um Sistema de Freios Antibloqueio. De modo geral, o objetivo do ABS é evitar o bloqueio das rodas durante uma frenagem brusca. 

No Brasil, desde 2014, todos os veículos são obrigatoriamente fabricados com esse sistema que proporciona maior segurança veicular.

Mas como funciona o ABS?

Quando você pisa no pedal de freio com força, esse sistema monitora individualmente cada roda. Se uma roda começa a travar, o sistema libera e reaplica a pressão de frenagem rapidamente, permitindo que o motorista mantenha o controle do veículo.

O benefício dessa tecnologia se dá principalmente em situações de emergência, como frenagens bruscas, ou em estradas molhadas ou escorregadias. Ao evitar o bloqueio das rodas, o ABS contribui para minimizar o risco de derrapagem do veículo.

ESP - Controle Eletrônico de Estabilidade:

O ESP (Electronic Stability Program, em inglês) é um Controle Eletrônico de Estabilidade, projetado para manter a estabilidade do veículo em situações de derrapagem ou perda de aderência. Esse sistema utiliza sensores para monitorar constantemente a direção do veículo, a velocidade de cada roda e outros parâmetros relacionados à dinâmica veicular.

Quando o ESP detecta que o veículo está prestes a perder controle, ele intervém automaticamente, ajustando individualmente o freio de cada roda e, em alguns casos, reduzindo o torque do motor. Esse ajuste rápido e preciso ajuda a corrigir a trajetória do veículo, proporcionando estabilidade e prevenindo derrapagens perigosas.

O ESP é particularmente eficaz em curvas acentuadas, condições de baixa aderência e manobras de emergência. Ele desempenha um papel crucial na prevenção de acidentes, proporcionando uma camada adicional de segurança, principalmente em situações imprevisíveis para maior controle do motorista sobre o veículo.

ASR - Controle de Tração:

O ASR (Anti-Slip Regulation, em inglês), Controle de Tração, em português, concentra-se em evitar a patinagem das rodas durante a aceleração. Esse sistema é particularmente útil em condições de estrada escorregadia, como gelo ou neve, onde as rodas podem facilmente perder a aderência.

Quando o ASR detecta que uma ou mais rodas estão patinando, ele ajusta automaticamente a potência do motor ou aplica o freio à roda em questão. Isso impede a perda de tração e ajuda a manter o controle do veículo, garantindo uma aceleração mais suave e eficiente em superfícies escorregadias.

Segurança em dia

Em resumo, as siglas ABS, ESP e ASR dizem respeito a tecnologias que, além de melhorar o desempenho do veículo em diversas condições, ainda mais as adversas, também desempenham um papel vital na prevenção de acidentes e na proteção dos ocupantes.

A tecnologia automotiva continua evoluindo, e a implementação desses avanços contribui significativamente para a busca contínua por estradas mais seguras. Uma forma de manter essa segurança em dia, por parte dos motoristas, é a manutenção preventiva desses sistemas. Veja algumas dicas do que fazer!

Dicas para a manutenção dos sistemas ABS, ESP e ASR

A manutenção adequada dos sistemas ABS, ESP e ASR é essencial para garantir o seu funcionamento eficiente dessas tecnologias e a segurança contínua do veículo. Aqui estão algumas diretrizes gerais para a manutenção desses sistemas:

  • Verificação regular dos sistemas ABS, ESP e ASR durante as revisões periódicas do veículo;
  • Manter o sistema de freios em bom estado, incluindo discos, pastilhas e fluido de freio.
  • Verifique os sensores de velocidade das rodas e certifique-se de que estão limpos e funcionando corretamente.
  • Esteja atento a qualquer luz de aviso no painel do carro relacionada ao sistema de freios, Controle de Tração (ASR) e Controle Eletrônico de Estabilidade (ESP);
  • Verifique os sensores de direção, velocidade das rodas e outros componentes relacionados ao ESP.
  • Verifique os sensores de cada roda e o sistema de controle de tração;
  • Monitore o desgaste dos pneus, pois pneus desgastados podem comprometer a eficácia do controle de tração;
  • Consulte o fabricante do veículo ou a oficina autorizada para garantir que você esteja utilizando a versão mais recente do software do seu veículo;
  • Evite condições de condução extremas sempre que possível;
  • Procure a assistência de profissionais especializados, caso as luzes desses controles fiquem piscando no painel. 

Seguindo essas dicas, os motoristas podem contribuir significativamente para a manutenção eficaz dos sistemas que as siglas ABS, ESP e ASR correspondem, garantindo uma condução mais segura e a longevidade desses componentes cruciais e de seus veículos, por consequência.

E você sabia que a troca do fluido de freio é um importante item de segurança para manter esses sistemas em funcionamento? TotalEnergies possui produtos especialmente formulados para o sistema hidráulico de frenagem de veículos. Para saber mais sobre fluido de freio e quando deve ser realizada a sua troca, acesse este artigo.

Agora, se você quer ter todo apoio para o cuidado do seu veículo, como troca de óleo, verificação das condições dos pneus e checagem do nível do fluido de freio,  entre outros serviços de segurança importantes para o seu carro, conheça a Quartz auto services TotalEnergies e encontre a mais próxima de você!