O que é rotação do motor?
Você sabe o que é rotação do motor?
Todo aquele que já leu a ficha técnica de um veículo, tem se encontrado com uma expressão do estilo “Potência: 127 cv a 6600 RPM, Torque: 14,8 kgfm a 5500 RPM”.
A sigla “RPM” significa “Rotações Por Minuto”, e o torque (e consequentemente, a potência) gerado por um motor está intrinsicamente ligado a esta unidade de frequência. A equação para determinar a potência de um motor é:
CV (potência) = (Torque x RPM) ÷ 5252
Mas o que significa “Rotações Por Minuto”? Consideremos um motor de combustão interna ciclo Otto ou Diesel que utiliza pistões reciprocantes. Neles, conforme o pistão sobe e desce dentro do cilindro, ele completa um ciclo. Cada ciclo destes, corresponde a um giro do virabrequim. Ao medir a quantidade de rotações que o virabrequim realiza em 1 minuto, surge a unidade “RPM”.
Tirando alguns modelos de entrada, a maioria dos veículos vem equipados com um contagiros (também conhecido como tacômetro), instrumento que nos indica a velocidade de rotação do motor.
Voltando ao ponto inicial, a figura de RPM que acompanha a potência e torque, indicam em qual faixa de giro o motor desenvolverá a sua maior potência e torque, figuras que são divulgadas na ficha técnica do veículo. Quando o motor estiver girando abaixo ou acima deste RPM, sua potência será menor do que a declarada, devido a que o motor não está funcionando na sua faixa ótima de eficiência.
No painel, essa informação é compartilhada em um relógio que vai de 1 a 8 na maioria dos carros. Para saber o dado final, esse número deve ser multiplicado por mil - ou seja: se o marcador está no 2, a rotação do motor é de 2.000 giros por minuto.
A relação do RPM com a troca de marcha
Cada modelo de carro tem uma faixa de rotação ideal para mudar a marcha sem prejudicar a potência do motor. Se essa troca for feita cedo demais, o consumo de combustível é afetado; se for feita muito tarde, os componentes podem ser danificados.
Para saber a hora certa do seu veículo, basta checar o manual e ver a indicação da montadora. Em um motor 1.0, por exemplo, a orientação costuma ser entre 2.500 RPM a 3.000 RPM.
Outra forma de saber é verificar se o seu conta-giros possui a configuração por cores. Se sim, a área verde indica que a rotação e a aceleração estão nas suas combinações ideais. A área amarela, por sua vez, é um sinal de alerta de que o giro está fora do indicado. Já o vermelho significa que a direção está perigosa para o motor.
Entretanto, esse excesso de giros, que é indicado pela área vermelha, é bem-vindo quando o motorista precisa de mais esforço do motor - como em um caso de ultrapassagem, por exemplo. Em outros momentos, a orientação é respeitar o limite de rotação.
Benefícios de ficar de olho na rotação do motor
Além de favorecer o seu bolso - já que respeitar os limites do carro gasta menos combustível -, as chances de ter o motor danificado a longo prazo diminuem com esse cuidado.
Outro ponto importante é o desempenho do veículo: mesmo nos modelos que atingem alta velocidade, o potencial do carro só será aproveitado ao máximo se a troca de marchas acontecer no momento certo.
Leonardo Urdaneta
- Técnico Automotivo e Engenheiro Mecânico
- 15 anos de experiência na indústria automobilística
- Apaixonado pelo mundo dos motores desde criança e gearhead convicto