Diluentes na mineração: um olhar sobre sua eficiência e sustentabilidade
Diluentes na mineração: analisando eficiência e sustentabilidade
Vivemos numa era em que a demanda por baterias de veículos elétricos, e a transição energética como um todo, cresce a passos largos. A mineração é pressionada a acompanhar este ritmo acelerado, particularmente na produção de metais como lítio, cobre, níquel e cobalto.
Neste texto, exploramos a fundamental contribuição dos diluentes na mineração desses metais e como TotalEnergies está liderando essa fronteira, focando tanto na eficiência quanto na segurança e responsabilidade ambiental.
Um salto na demanda por metais e minerais
Os setores de mineração encontram-se sob pressão para incrementar a produção de metais e minerais essenciais. Esse impulso é em resposta à crescente demanda advinda do crescente mercado de baterias de veículos elétricos, eletrificação global e a transição energética em geral.
As previsões apontam um impressionante aumento na demanda, chegando a quase 500% para determinados minerais, como lítio, cobre, níquel e cobalto.
As projeções para veículos elétricos (EVs) sugerem que ao menos 150 milhões de EVs estarão em circulação até 2030.
Dado que uma bateria típica de EV contém quantidades significativas de lítio, níquel e cobalto, espera-se que o setor de mineração faça investimentos substanciais nas próximas décadas para aumentar o suprimento desses materiais vitais.
Veja: O que são recursos naturais renováveis e não renováveis?
A contribuição TotalEnergies
TotalEnergies pode auxiliar fornecedores de matérias-primas, fabricantes de baterias para veículos elétricos e empresas de reciclagem em seus esforços para produzir, recuperar e reciclar lítio, cobalto, níquel e manganês através de processos de extração por solvente.
Os fluidos de hidrocarbonetos TotalEnergies são utilizados como diluentes na fase orgânica necessária para a lixiviação (composta por 5% a 10% de agente de extração e 80% a 90% de diluente). Eles diluem o agente de extração e facilitam a transferência do metal extraído pelas diversas etapas do processo.
ELIXORE: uma linha diversificada para diluentes de mineração
A linha ELIXORE oferece uma ampla gama de diluentes na mineração perfeitamente inertes, incolores e inodoros, com conteúdo aromático ultra baixo.
Cada produto é desenvolvido para proporcionar o equilíbrio ideal entre a eficácia desejada (viscosidade) e o nível de segurança necessário para os operadores (alto ponto de fulgor). Nossa linha assegura o desempenho ótimo em termos de segurança dos operadores, eficácia e confiabilidade do processo.
Principais benefícios da linha ELIXORE
- Favorável ao meio ambiente: ELIXORE é facilmente biodegradável de acordo com as diretrizes da OECD e apresenta baixas emissões de carbono orgânico volátil (VOC).
- Benefícios incomparáveis para a saúde: É mais seguro para os operadores nos misturadores, não classificado como carcinogênico, mutagênico ou tóxico para a reprodução (CMR), e não é classificado como uma substância com toxicidade aguda ou crônica.
- Desempenho: ELIXORE oferece desempenho equivalente ou superior em relação aos diluentes de mineração aromáticos clássicos em termos de eficiência de extração, tempos médios de separação de fases, carga máxima de metal, menor perda por evaporação e menor formação de crostas.
O ELIXORE, por ser livre de componentes aromáticos, é inerte à oxidação e, portanto, à degradação. Menos degradação significa menos formação de crostas, maior intervalo de troca e menor custo operacional.
Em conclusão: ELIXORE na vanguarda da mineração sustentável
Conforme a demanda por metais e minerais essenciais continua a crescer, a necessidade de processos de mineração eficientes e ambientalmente responsáveis é mais urgente do que nunca.
Diante disso, TotalEnergies, com sua linha de diluentes ELIXORE, oferece uma solução que não só atende a essa demanda, mas o faz com um compromisso incomparável com a segurança, a eficiência e a proteção ambiental.
À medida que avançamos em direção a um futuro mais sustentável, a escolha de soluções de extração responsáveis se tornará cada vez mais crítica. A linha ELIXORE é uma opção clara nesse caminho.
Ronan Oliveira
Coordenador de Fluidos Especiais
Bruno Silva
Engenheiro Químico e Técnico responsável por Fluidos Especiais na TotalEnergies Brasil