10/06/2018 Notícia
DICAS PARA VIAGENS DE MOTO
Você está prestes a viver a adrenalina sobre duas rodas na estrada? Então, fique ligado porque a Total separou algumas dicas essenciais para você se prevenir das surpresas desagradáveis, e ter uma viagem tranquila.
Nada se compara com aquela sensação libertadora de quando o vento bate no rosto enquanto se dirige uma moto. Mas, como a vida não é feita só de prazeres, antes de ir para uma aventura na estrada sobre duas rodas, é necessário tomar alguns cuidados básicos de segurança, para evitar futuros imprevistos e ter uma viagem mais confortável. Sabendo disso, a Total separou algumas dicas essenciais para uma preparação ideal antes de ir para uma viagem na estrada com sua moto. Confira a seguir:
Check-up geral
- Tenha certeza de que os freios, embreagem e acelerador estejam firmes e funcionando perfeitamente;
- Verifique o sistema de iluminação. Garanta que farol, lanternas e setas estejam funcionando corretamente.
- A verificação do óleo e dos fluidos é essencial. Além de contribuir para a segurança, eles evitam o desgaste das peças, limpam o motor e ajudam na economia de combustível. O óleo deve estar no volume correto, assim como os fluídos de arrefecimento e do freio. Não se esqueça de conferir os produtos Elf, especialmente desenvolvidos para garantir maior potência e proteção para o motor da sua moto.
- O conjunto de transmissão não deve ser esquecido também! Dê uma conferida na folga da corrente e garanta que ela esteja bem lubrificada a cada 500 km, principalmente se você for passar por alguma estrada de terra.
Manutenção dos pneus
- Não pegue a estrada com os pneus desgastados! Verifique se eles estão em boas condições antes de viajar.
- Fique ligado também na calibragem! Ela deve ser ajustada para garantir a estabilidade, principalmente em caso de chuva.
Bagagens
- Leve somente o essencial! O excesso de bagagem pode se tornar um transtorno, além de perigoso, pois está diretamente ligado ao equilibro da moto, principalmente nas curvas.
- Se você tem alforges, malas laterais ou bolsa de tanque, você já sai no lucro. Mas, se você não tem nenhum desses itens, relaxa! É aconselhável que você use elástico ou redes para prender sua bagagem na parte de trás do banco. Só garanta que tudo esteja bem preso.
Não esqueça do básico!
- Agora que você passou pela parte mais difícil, não se esqueça dos equipamentos de segurança! O uso de capacete, luvas, botas com boas solas e proteção nos tornozelos é essencial.
- Evite rodar com pouco combustível. É melhor evitar os imprevistos, nem todos os locais contam com uma boa rede de postos de gasolina na estrada.
- Planeje seu roteiro! Verifique as condições das estradas, distâncias e disponibilidade de hotéis e postos de combustível que terá pelo caminho.
Agora que você já verificou todos estes itens é hora de se aventurar!