COMPILADO DE PERGUNTAS AO EDSON ERRERA, PILOTO PATROCINADO PELA ELF
Para você que perdeu ou quer rever uma das resposta, decidimos facilitar e juntá-las em um só lugar! Confira as dúvidas que foram para os vídeos:
1) “ Ao ligar a moto eu já posso sair ou tenho que esperar alguns minutos?
2) “Qual a dosagem de frenagem ideal para não acabar com o cubo traseiro e nem o disco dianteiro ? E qual o óleo ideal para quem usa moto no dia a dia?
3) “Já fiz diversos track day em Interlagos com moto Speed (1.000cc) e após a 10ª volta embaixo de um sol queimando, sempre precisei parar, pois a fadiga de freio e a pressão do óleo acabavam atrapalhando o desempenho da moto (frenagem e retomadas).
Qual melhor óleo da Total para esse tipo de situação? Você pode indicar algum filtro de óleo feito com algum material específico?”
E o que não foi respondido no vídeo? Juntamos aqui todas as respostas para vocês não ficarem com nenhuma dúvida!
1) Eu uso muito a moto, pego estrada, faço track day, há necessidade de trocar o óleo antes do recomendado?
Re: Sim! Quando usamos muito a moto, o desgaste é excessivo e consequentemente precisamos fazer a revisão e a troca de óleo com maior frequência. Assim, não corremos o risco da moto ter seu funcionamento prejudicado.
2) Quero usar Militec junto com meu óleo Elf Moto, qual a proporção?
Re: Não tem nenhum problema usar o Militec junto com nosso óleo! A melhor proporção do produto para um litro de óleo Elf é entre 60 e 100ml.
3) Devo me preocupar com uma sonda Lambda danificada?
Re: Sim! A sonda Lambda é uma parte importante do funcionamento do motor a combustão. Como pode ser delicada, recomendamos que consulte seu mecânico de confiança para ver o conserto adequado! Uma sonda com mau funcionamento pode afetar o desempenho da moto e aumentar o consumo de combustível, então o ideal é que ela esteja funcionando normalmente.
4) Por que algumas motos do campeonato GP tem dois escapamentos?
Re: Nas motos do Campeonato Mundial de Moto GP os escapes são de fundamental importância para o desempenho do motor. Como há diferença entre os motores utilizados pelos fabricantes, os escapes apresentam configurações de saída variadas. Motores com configuração de 4 cilindros em linha usam escapes nas laterais da balança traseira podendo ser do lado direito ou esquerdo, já motores com a configuração de 4 cilindros em V tem escapes na rabeta e na lateral e assim vai de acordo com o projeto de cada fabricante.
5) Como fazer curvas com motos customizadas?
Re: A dica principal é frear a moto antes de fazer a tomada da curva, reduzindo a velocidade de forma segura. Ao mesmo tempo pratique um suave contra esforço e na metade da curva comece a acelerar gradativamente.
Por fim, a maior dúvida de todas: “qual é o melhor óleo?”
Sempre reforçamos que o melhor óleo é o recomendado pelo fabricante no manual do proprietário. Além da viscosidade, é sempre indicado observar se ele oferece as especificações de desempenho Jaso e API.
A Total oferece uma linha completa de produtos de excelente qualidade para sua moto, conheça mais sobre os produtos Elf.