Notícia

Como saber se o amortecedor do carro está ruim?

O amortecedor do carro é essencial para garantir mais conforto e segurança ao motorista enquanto dirige. Isso porque ele é um dos principais responsáveis por diminuir os solavancos decorrentes de desníveis nas ruas e a trepidação pelo contato da roda com o asfalto.

Por conta disso, sua atuação faz toda diferença na estabilidade da direção -  por isso é necessário estar atento ao funcionamento desse componente e aos segredos sobre como saber se o amortecedor está ruim. Quer saber mais sobre amortecedores? Leia a matéria Tudo sobre amortecedores

 

Os sinais de que é preciso rever o amortecedor do carro

Considerando a função dessa peça, a instabilidade do veículo enquanto dirige é um dos principais sinais de alerta. Se perceber que o carro está dando solavancos mesmo em buracos pequenos ou que a parte traseira está balançando ao fazer a curva ou ao frear, procure um profissional para avaliar o amortecedor. Também se o carro apresentar “batidas secas”, que é quando o amortecedor chega ao fim de curso, em buracos menores e ondulações leves, pode ser sinal de que o amortecedor já não cumpre seu papel.

Um teste fácil de realizar por qualquer pessoa, a fim de avaliar a condição dos amortecedores, é de estacionar o carro em superfície plana, desligado e com o freio de mão acionado, posicionar as mãos na carroceria na altura das rodas e pressionar com força para baixo. Se ao soltar o carro oscilar para cima e para baixo mais de uma vez, pode ser sinal que amortecedor chegou ao fim da sua vida útil.

 

Outro ponto de atenção é com os pneus - se eles estiverem alinhados e balanceados corretamente, não há motivos para apresentar desgastes diferentes em cada roda, algo comum quando o amortecedor está danificado. Desgaste irregular na parte interna ou externa do pneu, tanto dianteiro como traseiro, pode ser sinal de amortecedor ruim.

 

Além disso, esse componente comprime o óleo para diminuir os impactos do carro. Não à toa, quando ele apresenta defeito é possível ver esse líquido vazando ou até os vestígios secos pela roda. Saiba o que fazer com o amortecedor quando está vazando óleo.

 

A opinião do fabricante vale

Mesmo que nenhum dos sinais acima sejam percebidos, é essencial seguir a orientação do fabricante sobre quando trocar o amortecedor. Isso porque ele apresenta defeito de forma lenta e, algumas vezes, pode não estar funcionando perfeitamente mesmo sem dar sinais.

 

No geral, a média indicada é a cada 50 mil kms rodados ou sempre que for aconselhado durante a revisão preventiva. Esta informação também vem no manual de proprietário do veículo.

 

 

 

Leonardo Urdaneta

  • Técnico Automotivo e Engenheiro Mecânico
  • 15 anos de experiência na indústria automobilística
  • Apaixonado pelo mundo dos motores desde criança e gearhead convicto