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Como apertar a corrente de moto?

Aprenda como apertar a corrente da moto de uma vez por todas

Saber como apertar a corrente da moto pode garantir mais segurança e economia na manutenção. E, para isso, você só precisará de três materiais: uma chave de fenda para a porca do eixo central da roda, outra para a porca do ajustador e o manual do proprietário do seu veículo.

Primeiro, coloque a moto em ponto morto e apoiada no pé de descanso. Então, tire a pressão da porca do eixo central da roda - não é preciso soltar completamente, apenas afrouxa-la. Em seguida, mova a corrente lentamente para baixo e para cima.

É nessa hora que o manual do proprietário ajuda: lá está descrito a folga ideal para o modelo do seu veículo. Com isso em mente, veja se, ao mover, a corrente cede mais do que os milímetros permitidos.

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Caso sim, é preciso apertar. Para isso, vá direto na porca do ajustador e afrouxe ela dos dois lados da roda. Olhando bem, você vai perceber que tem uma escala que indica o nível de tensão da corrente: quanto maior o número, mais esticada ela irá ficar. Daí a importância de ir aos poucos.

Mova os ajustadores até um certo nível da escala e garanta que os dois lados estão no mesmo nível. Então, faça o teste novamente de mover a corrente para cima e para baixo - esse processo deve ser repetido até que o movimento chegue no nível indicado pelo fabricante. Para finalizar, aperte a porca do eixo central, depois, a do ajustador e pronto.

A importância de manter a corrente alinhada e lubrificada

A corrente deve ser lubrificada a cada 500-1000 kms, verificar a tensão a cada 800-1000 kms aproximadamente, inclusive antes caso a moto esteja sob condições de uso severo: competição, acelerações bruscas etc.

Tenha em mente que essa peça não deve estar nem muito esticada e nem muito folgada: ela deve ter a pressão indicada no manual. Qualquer outro cenário pode danificar o veículo ou até mesmo causar acidentes.

Se a corrente não conseguir ser mais esticada de acordo com o que permitem os ajustadores, é porque é hora de fazer a troca.

A lubrificação é também item fundamental da manutenção da corrente. Mantê-la lubrificada contribuirá para o aumento da vida útil e a também para a segurança. A ELF poussi uma linha completa para o cuidado para motocicletas. O Moto Chain Lube é um produto dedicado para a lubrificação da corrente e o Moto Multi Lube é um spray de multiação. Saiba mais: Ir para catálogo.

 

 

Leonardo Urdaneta

  • Técnico Automotivo e Engenheiro Mecânico
  • 15 anos de experiência na indústria automobilística
  • Apaixonado pelo mundo dos motores desde criança e gearhead convicto