Troca de óleo do câmbio automático: quando fazer e qual usar?
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Troca de óleo do câmbio automático: quando fazer e qual usar?

A manutenção preventiva é essencial para garantir o bom desempenho e a durabilidade do seu carro. E quando falamos em veículos com câmbio automático, um dos cuidados mais importantes — e muitas vezes esquecidos — é a troca do óleo da transmissão automática.

Mas afinal, quando fazer essa troca? E qual óleo usar? Vamos te explicar tudo de forma simples neste artigo. Continue lendo para aprender.

Óleo do câmbio automático: por que é tão importante?

Também conhecido como fluido ATF, sigla que em inglês significa Automatic Transmission Fluid, ou seja, Fluido de Transmissão Automática, esse tipo de óleo possui várias funções para o câmbio automático, as principais são:

  • Lubrificar as engrenagens internas do câmbio;
  • Reduzir o atrito e o desgaste das peças;
  • Ajudar no arrefecimento do sistema;
  • Garantir o funcionamento suave das trocas de marcha.

Com o tempo e o uso, esse fluido perde suas propriedades, ficando mais escuro, mais viscoso e menos eficiente. Isso pode causar trancos nas trocas, superaquecimento, falhas e até a quebra da transmissão — um dos reparos mais caros em um carro.

Quando fazer a troca de óleo do câmbio automático?

O momento certo de realizar a troca de óleo do câmbio automático pode variar de acordo com alguns fatores, como modelo do veículo, o tipo de câmbio e as recomendações do fabricante. 

Uma forma de se basear, é através da quilometragem, de 40.000 a 60.000 km rodados em média, mas varia de acordo com a recomendação do fabricante. Alguns fabricantes indicam também a troca por tempo de uso, mesmo que a quilometragem ainda não tenha sido atingida (ex: a cada 2 a 3 anos), por isso sempre consulte o manual do fabricante.

Além disso, em veículos com uso severo, como trânsito intenso, subidas frequentes, reboque de carga, pode ser necessário antecipar a troca de óleo. Por isso, reconheça os sinais de desgaste do câmbio (descritos abaixo) e procure uma ajuda especializada. 

Sinais de desgaste do câmbio automático

Entenda quais são os principais sintomas de que o sistema de câmbio automático pode estar com problemas, muitos deles relacionados à necessidade de trocar o óleo:

1. Trancos ou solavancos nas trocas de marcha

Se o carro dá trancos ao mudar de marcha, principalmente em baixas velocidades, pode ser sinal de fluido vencido, com baixa lubrificação, ou até desgaste interno de componentes.

2. Demora para engatar as marchas

Notou que o carro demora a responder quando você muda a alavanca para “D” ou “R”? Isso pode indicar baixa pressão no fluido de transmissão ou contaminação por sujeiras/metais.

3. Ruídos estranhos (zumbidos, chiados ou estalos)

Barulhos incomuns durante as trocas ou com o carro em movimento são indícios de atrito entre componentes internos, muitas vezes por falta de lubrificação adequada.

4. Patinação da marcha

Quando o motor acelera, mas o carro não responde na mesma proporção, pode estar ocorrendo a chamada "patinação do câmbio" — um clássico sinal de fluido antigo ou baixo nível.

5. Vazamentos de fluido

Manchas avermelhadas ou marrons no chão da garagem? Pode ser vazamento de óleo do câmbio. Isso compromete o desempenho e, se ignorado, causa sérios danos à transmissão.

6. Luz de advertência no painel

Muitos veículos modernos contam com sensores que identificam falhas na transmissão. Se a luz do câmbio ou do motor acender, não ignore: leve o carro a uma oficina especializada o quanto antes.

Se você percebeu um ou mais desses sintomas no seu carro, o ideal é não adiar a revisão. Pode ser apenas uma troca de fluido — simples e relativamente barata — ou algo mais complexo. Quanto mais cedo identificar, menor o prejuízo.

Qual óleo usar no câmbio automático?

Essa é uma etapa importante. Usar o óleo errado pode comprometer todo o sistema de transmissão. Você deve sempre seguir as especificações do manual do veículo, observando:

  • Tipo de fluido: ATF, CVT, DCT etc.;
  • Norma específica do fabricante (ex: ATF Dexron VI, ATF+4, Honda DW-1, etc.);
  • Viscosidade e tipo (sintético ou semissintético, aditivos específicos, etc.).
  • Dica de ouro: opte por óleos recomendados pelos fabricantes de veículos e por marcas reconhecidas, como a TotalEnergies, que oferecem linhas específicas para cada tipo de câmbio, garantindo alta performance e proteção.

Como a troca é realizada?

A troca de óleo da transmissão automática é diferente da troca de óleo do motor, sendo relativamente mais complexa e envolvendo muitas vezes a:

  • Remoção do cárter do câmbio;
  • Troca de filtro interno;
  • Técnica de “flush” (limpeza completa do sistema);
  • Equipamentos específicos para medir o nível corretamente.

Por isso, o mais seguro é sempre realizar o serviço em oficinas especializadas, de preferência com experiência em transmissões automáticas.

Se você quer garantir o bom funcionamento e a vida longa do seu carro automático, não negligencie a troca do óleo do câmbio. Verifique o manual, fique atento aos sinais de desgaste e, se possível, antecipe a manutenção. Seu bolso (e seu câmbio) agradecem! 

Além disso, conte com a qualidade dos óleos lubrificantes da TotalEnergies, a marca que você conhece e confia!