Pneu careca: riscos e como identificar o limite de uso
Você já deu uma olhada nos pneus do seu veículo hoje? Eles são o único ponto de contato entre o carro e o asfalto, por isso, quando os pneus estão desgastados, ou seja, o famoso pneu careca, como se diz popularmente, os riscos à segurança aumentam significativamente.
Neste artigo, você vai entender os perigos de rodar com pneus carecas e como identificar o momento certo de trocá-los.
O que é um pneu careca?
Um pneu é considerado careca quando seus sulcos (aquelas ranhuras que ajudam na aderência) estão muito gastos ou praticamente inexistentes. O Código de Trânsito Brasileiro (CTB) determina que a profundidade mínima dos sulcos deve ser de 1,6 mm.
Abaixo disso, o pneu é considerado impróprio para uso, podendo acarretar em multas e pontos na carteira de motorista se você for parado pelas autoridades de trânsito.
Quais os riscos de rodar com pneu careca?
Dirigir com pneus carecas é um convite ao perigo. Veja os principais riscos à segurança ao rodar com pneu careca:
- Aumento da distância de frenagem: Um pneu sem sulcos reduz drasticamente a aderência ao asfalto, aumentando o tempo de resposta quando você utiliza o freio.
- Maior chance de aquaplanagem: Em dias de chuva, há maior chance de o veículo “flutuar” sobre a água, tirando o controle do motorista.
- Deslizamentos em curvas: A falta de tração pode causar perda de controle em curvas e manobras bruscas.
- Maior risco de estouro: Pneus desgastados têm a estrutura comprometida, o que aumenta a chance de rompimentos súbitos.
- Multas e apreensão do veículo: Além de ser perigoso, dirigir com pneu careca é uma infração grave, podendo sofrer multa e pontos na carteira.
Como identificar o limite de uso do pneu?
A boa notícia é que identificar o desgaste do pneu é simples e pode ser feito em casa. Confira algumas dicas de como identificar um pneu careca:
1. Observe o TWI (Tread Wear Indicator)
O TWI é um marcador presente nos sulcos do pneu, aquelas pequenas barras de borracha transversal. Quando a banda de rodagem atinge o nível dessas barras, é sinal de que o pneu chegou ao limite mínimo legal.
2. Use uma moeda ou medidor de profundidade
Se quiser ser mais preciso, use um medidor de profundidade (ferramenta barata e fácil de encontrar). Uma alternativa caseira é usar uma moeda: se a borda da moeda não afundar nos sulcos, é hora de trocar de pneu.
3. Observe rachaduras, bolhas ou desgaste irregular
Mesmo que a profundidade pareça aceitável, bolhas, trincas ou desgaste em apenas uma parte do pneu indicam problemas e exigem avaliação técnica. Por isso, procure um profissional capacitado.
Dica extra: verifique os pneus com frequência
Não espere o carro “avisar” que está com problemas. Faça uma inspeção visual nos pneus, além de verificar a calibragem e o alinhamento, que também influenciam no desgaste.
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Qual é o tempo médio de validade de um pneu?
Com o tempo, a borracha do pneu sofre ressecamento e perda de propriedades físicas, mesmo se ele estiver guardado. Isso pode levar a:
- Rachaduras invisíveis a olho
- Perda de aderência
- Risco de estouro ou falhas na estrutura
Por isso, a validade de um pneu é de 5 anos, em média, a partir da data de fabricação, segundo recomendação da maioria dos fabricantes. Para ter certeza, verifique a recomendação do fornecedor e/ou fabricante do pneu do seu veículo para ter certeza sobre a validade.
Em alguns casos, o limite máximo de uso pode se estender até 10 anos, caso não tenha sido utilizado e se o pneu estiver armazenado corretamente e passe por inspeções regulares.
Como saber a data de fabricação do pneu?
Ela está gravada na lateral do pneu, no código DOT. A data de fabricação é indicada ´pelos últimos quatro números.Eles informam a semana e o ano de fabricação.
Exemplo: Código DOT XXXXXX 2621. Ou seja, fabricado na 26ª semana de 2021 (neste caso, final de junho de 2021).
Mesmo que o pneu pareça em boas condições visuais e com sulcos intactos, não é seguro usá-lo por tempo indefinido. Sendo assim, fique de olho também sobre a validade do pneu e após 5 anos, recomenda-se troca, ainda que ele não esteja careca.
Conclusão
Além de comprometer a dirigibilidade, o pneu careca pode causar ou aumentar o risco de acidentes graves, especialmente em situações adversas como em caso de chuva ou de necessidade de uma frenagem brusca. Faça da inspeção dos pneus um hábito e mantenha seu veículo sempre seguro e pronto para rodar.
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