O que é Índice de Viscosidade?
O Índice de Viscosidade, também representado pela sigla IV, indica a sensibilidade do lubrificante à variação de temperatura. Em outras palavras, é a medida da variação da viscosidade em função da variação da temperatura.
É comum que as pessoas confundam viscosidade com Índice de Viscosidade (IV), acreditando que são a mesma coisa, porém, são extremamente diferentes.
Viscosidade é a propriedade física que caracteriza a resistência de um fluido ao escoamento. Enquanto isso, o Índice de Viscosidade é a medida da variação da viscosidade em função da variação da temperatura.
Acompanhe este artigo para entender melhor sobre índice de viscosidade e qual a diferença entre IV menor e maior.
Como encontrar o Índice de Viscosidade do lubrificante?
Esse valor pode ser facilmente encontrado na ficha técnica fornecida pelo fabricante do lubrificante. O índice de viscosidade é determinado através de cálculo seguindo como referência a norma ASTM D 2270 ou ISO 2909, utilizando a viscosidade cinemática ou dinâmica a 40°C e a 100°C
Esta característica irá variar de acordo com os óleos básicos presentes na formulação do produto. Cada grupo de óleo básico apresenta uma faixa de índice de viscosidade.
Qual a diferença entre IV maior e menor?
Lubrificantes com maior índice de viscosidade apresentam maior estabilidade quando submetidos a diferentes temperaturas de trabalho. Quanto maior o IV, menor é a variação dada pelo aumento de temperatura.
Já um óleo com baixo índice de viscosidade apresenta menor estabilidade e sofre mais mudanças de viscosidade com a variação da temperatura.
Alguns produtos contam com a adição especial de um aditivo melhorador de índice de viscosidade. Ele tem como função proporcionar uma maior estabilidade da viscosidade às variações de temperatura, mesmo que o produto seja formulado com óleos básicos de menor IV.
Viscosidade e temperatura
A relação entre a viscosidade e temperatura se dá de forma inversa. Ou seja, quanto maior a temperatura, menor a viscosidade. Quanto menor a temperatura, maior a viscosidade.
Ambas as condições, quando variam demasiadamente, podem diminuir o filme de proteção no calor e reduzir a fluidez do lubrificante no frio.
Dificultando, dessa forma, a circulação pelas partes internas dos equipamentos, fazendo com que não cheguem a tempo nos pontos críticos de atrito.
Veja: O que é óleo SAE?
Como escolher o lubrificante com IV correto
Um lubrificante com alto IV quando exposto a altas temperaturas mantém a resistência do filme de óleo garantindo a proteção dos componentes dos equipamentos.
Quando em baixas temperaturas, ele permite que o equipamento inicie facilmente o fluxo e permite que chegue rapidamente nos pontos de atrito desejados.
Além da viscosidade correta, deve-se seguir o índice de viscosidade indicado pelo fabricante do equipamento ou veículo. Isso porque o uso de um lubrificante de viscosidade superior ou inferior ao recomendado poderá causar:
- aumento da temperatura de trabalho
- desgaste de peças
- aumento no consumo de combustíveis
- problemas de lubrificação diversos: oxidação precoce, deterioração do lubrificante, entre outros.
Veja: O que é o 5W-30, e se eu posso usar no motor do meu carro?
Conte com o apoio de nossa equipe técnica para auxiliá-los na escolha do lubrificante ideal para o seu processo!
Francielle Silva
Technical Assistant - Industry