Banner TotalEnergies - Imprensa
Comunicado de imprensa

Brasil: Primeiro óleo de Mero-3

Paris, 30 de Outubro, 2024 – A TotalEnergies anuncia o primeiro óleo da terceira fase de desenvolvimento do campo de Mero no bloco de Libra, localizado a 180 quilômetros da costa do Rio de Janeiro, na área do pré-sal da Bacia de Santos. 

Lançado em agosto de 2020, Mero-3 inclui 15 poços conectados ao FPSO (Unidade Flutuante de Produção, Armazenamento e Offloading) Marechal Duque de Caxias, com capacidade de produção de 180.000 barris de óleo por dia (b/d). Mero-3 foi projetado para minimizar as emissões de gases de efeito estufa, com reinjeção do gás associado no reservatório e zero de queima de rotina. O FPSO será posteriormente conectado ao projeto piloto HISEP®, usando uma tecnologia inovadora de separação submarina de alta pressão. Atualmente em desenvolvimento, esse projeto piloto separará o óleo do gás rico em CO2 no fundo do oceano e reinjetará o gás diretamente no reservatório. 

Com a entrada em operação do Mero-3, a capacidade total de produção do campo de Mero chegará a 590.000 b/d. Uma fase de desenvolvimento adicional de 180.000 b/d, “Mero-4”, está atualmente em construção, com início de operação previsto para 2025. Em sua capacidade total, espera-se que a produção do campo de Mero represente mais de 100.000 b/d em participação da TotalEnergies. 

“O início da produção de Mero-3, menos de um ano após o início da produção de Mero-2, é um novo marco para a TotalEnergies no Brasil, uma área de crescimento fundamental para nossa empresa. Com seus vastos recursos e produtividade de classe mundial, o campo de Mero oferece produção de petróleo de baixo custo e baixa emissão, em linha com a estratégia da nossa empresa”, disse Nicolas Terraz, Presidente de Exploração e Produção da TotalEnergies. “Nos próximos anos, continuaremos a aumentar nossa produção no Brasil com o projeto Mero-4, que deve entrar em operação em 2025, e os projetos Atapu-2 e Sépia-2, recentemente sancionados”. 

Mero é um campo unitizado, operado pela Petrobras (38,6%), em parceria com a TotalEnergies (19,3%), Shell Brasil (19,3%), CNPC (9,65%), CNOOC (9,65%) e Pré-Sal Petróleo S.A (PPSA) (3,5%), representando o Governo na área não contratada. 

***

Sobre a TotalEnergies no Brasil   

A TotalEnergies atua no Brasil há quase 50 anos, por meio de seis subsidiárias, e hoje emprega mais de 3.500 pessoas em seus segmentos de negócios, nas áreas de Exploração e Produção, gás, energia renovável (solar e eólica), lubrificantes, químicos e distribuição.   O portfólio de Exploração e Produção da TotalEnergies conta atualmente com 11 licenças, das quais 4 são operadas. Em 2023, a produção média da Companhia no país foi de 135 mil barris de óleo equivalente por dia.   A TotalEnergies está investindo no crescimento do segmento de energia renovável no Brasil. Em outubro de 2022, a empresa firmou uma parceria com a Casa dos Ventos, principal player de energia renovável do Brasil, para desenvolver em conjunto um portfólio de energia renovável de 12 GW.   A TotalEnergies também atua no mercado brasileiro de distribuição de combustíveis com uma rede de cerca de 240 postos de abastecimento, além de diversas instalações de armazenamento de derivados de petróleo e etanol.   

Sobre a TotalEnergies   

A TotalEnergies é uma empresa global de energia integrada que produz e comercializa energias: petróleo e biocombustíveis, gás natural e gases verdes, energias renováveis e eletricidade. Nossos mais de 100.000 funcionários têm o compromisso de fornecer ao maior número possível de pessoas uma energia mais confiável, mais acessível e mais sustentável. Atuando em cerca de 120 países, a TotalEnergies coloca a sustentabilidade no centro de sua estratégia, de seus projetos e de suas operações.