Correia dentada
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Correia dentada: o que é e quando deve ser trocada?

Descubra tudo sobre Correia dentada

A correia dentada é um componente essencial do veículo, desempenhando um papel fundamental para o bom funcionamento do motor. Entenda o porquê neste artigo!

Boa parte dos motoristas estão cientes da existência da correia dentada em seus veículos, mas nem todos compreendem completamente a sua importância para o motor e os cuidados necessários para mantê-la em bom estado ou quando deve ser trocada.

Continue lendo para saber para que serve a correia dentada, com quantos KM deve ser trocada e quais sinais de desgaste ela pode apresentar. Veja a resposta para essas e outras dúvidas comuns dos motoristas!

O que é a correia dentada?

Explicando de maneira simples, a correia dentada é uma peça de borracha reforçada com fibras de alta resistência, com uma série de “dentes". 

Esses "dentes" se encaixam nas engrenagens do virabrequim e do comando de válvulas, sincronizando seus movimentos e garantindo o funcionamento harmônico do motor.

Correia dentada para que serve 

A principal função da correia dentada é manter a sincronia entre o virabrequim, que controla a movimentação dos pistões, e o comando de válvulas, que regula a entrada e saída de ar e combustível nas câmaras de combustão. 

A correia dentada serve para garantir que as válvulas de admissão e escape se abram e se fechem no momento certo durante o ciclo de funcionamento do motor.

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Essa sincronização é vital para evitar danos no motor, pois se as válvulas não se abrirem e fecharem no momento correto, podem colidir com os pistões em movimento. O que causaria sérios danos ao motor, exigindo reparos mais caros.

Para que serve o tensor da correia dentada?

O tensor é responsável por aplicar a pressão necessária na correia dentada, mantendo-a esticada com a tensão adequada. 

Isso é fundamental para evitar a folga na correia, que poderia resultar em deslizamento ou pulos nos dentes, levando a uma má sincronização e possíveis danos ao motor.

Existem dois tipos principais de tensores de correia dentada: o tensor mecânico e o tensor hidráulico.

  • Tensor mecânico: composto por uma mola e um braço que aplicam pressão sobre a correia dentada. Esse tipo de tensor precisa de um ajuste periódico para manter a tensão correta.
  • Tensor hidráulico: utiliza um sistema hidráulico com óleo ou fluido para manter a tensão da correia. É autoajustável e oferece uma tensão mais precisa e constante.

Ambos os tipos têm a mesma função de manter a correia sob a tensão correta, garantindo sua eficiência e evitando falhas no motor.

É fundamental inspecionar o tensor durante as revisões regulares do veículo e substituí-lo imediatamente se houver sinais de desgaste, vazamento ou mau funcionamento. 

Uma troca oportuna do tensor contribui para a segurança e o bom desempenho do motor. Geralmente, ele deve ser substituído durante a manutenção programada do veículo, que inclui a troca da correia dentada.

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Com quantos km troco a correia dentada?

A substituição da correia dentada é um procedimento que  deve ser realizado por um profissional qualificado. Durante esse processo, é comum também substituir outras peças, como polias e tensionadores, para garantir o funcionamento ideal do sistema de sincronização.

A troca da correia dentada deve seguir as recomendações do fabricante do veículo e está relacionada ao número de quilômetros rodados ou ao tempo de uso, o que ocorrer primeiro. 

Geralmente, os intervalos de substituição variam entre 60.000 a 100.000 quilômetros, dependendo do fabricante e do modelo do veículo.

É importante ressaltar que a não substituição da correia dentada dentro do prazo recomendado pode resultar em sua ruptura, levando a um mau funcionamento do motor e, em casos mais graves, a quebra de outras peças ou do próprio motor.

Como saber se a correia dentada está ruim?

É fundamental verificar regularmente a condição da correia dentada e procurar sinais de desgaste, como rachaduras, desgaste excessivo, barulhos ou folgas. 

Caso qualquer irregularidade seja identificada, a substituição da correia dentada deve ser realizada imediatamente para evitar danos ao motor.

Por isso, além dos intervalos de troca recomendados, é crucial estar atento a alguns sinais de desgaste na correia dentada, pois estes podem indicar a necessidade de uma substituição antecipada.

Por que a correia do carro fica gritando?

Esse, justamente, é um dos principais sinais de que a correia dentada está ruim e precisa ser substituída. Na verdade, que provavelmente já passou o momento da troca. 

Esses ruídos estranhos vindos da região do motor podem indicar que a correia dentada está desgastada ou desalinhada. Por isso, se identificar que a correia do carro fica gritando, procure uma oficina mecânica o mais rápido possível.

Outros sinais de desgaste da correia dentada são a falta de tensão adequada e fissuras ou rachaduras. Uma correia dentada frouxa ou excessivamente tensa pode levar a problemas de sincronização, o que resulta em um funcionamento irregular do motor.

Como realizar a manutenção adequada?

A correia dentada é uma peça sujeita a desgaste e, eventualmente, precisará ser substituída. Por isso, recomenda-se seguir as orientações do fabricante do veículo quanto aos intervalos de troca da correia dentada.

Contudo, isso não impede de você realizar a manutenção adequada da correia para garantir a sua eficiência e evitar falhas mais cedo do que o esperado.

Veja: Como escolher uma oficina mecânica de confiança?

É crucial manter a correia dentada limpa e livre de óleo, graxa ou qualquer outro tipo de contaminação. Qualquer contaminação pode reduzir a sua vida útil e afetar o seu bom funcionamento, resultando em problemas de sincronização e possíveis danos ao motor.

Conseguiu perceber a importância da correia dentada para o funcionamento adequado do seu motor?

Faça a manutenção e troca da correia dentada quando necessária, para prolongar a vida útil do seu motor e evitar sustos!

Manter essa peça em bom estado e seguir as recomendações de substituição do fabricante são atitudes essenciais para garantir a segurança e o desempenho do seu veículo a longo prazo.

 

 

Leonardo Urdaneta

  • Técnico Automotivo e Engenheiro Mecânico
  • 15 anos de experiência na indústria automobilística
  • Apaixonado pelo mundo dos motores desde criança e gearhead convicto