Como descartar óleo de motor?
Descubra a maneira correta de como descartar óleo de motor
O óleo de motor tem papel fundamental na vida útil dos mais diversos tipos de veículos - mas, depois de um tempo, ele perde sua função e precisa ser trocado. É nesse momento também que o líquido se torna altamente tóxico para o ser humano e para o meio ambiente.
Por isso, o Conselho Nacional do Meio Ambiente (CONAMA) tem normas rígidas sobre como descartar o óleo de motor. É que, para se ter uma ideia, um litro desse produto que chega aos mares é capaz de contaminar milhões de litros de água. Além disso, estudos mostram a relação dele com diagnósticos de câncer e problemas no pulmão.
Mas tudo isso só tem início quando ele chega ao fim da sua vida útil - ou, como muitos chamam, se torna “óleo queimado”. Nessa hora, a maioria procura um posto de gasolina ou oficina mecânica para retirar o produto antigo e colocar um novo. E é aí que é preciso ter atenção.
O que acontece com o óleo de motor que é descartado
O óleo de motor é, em grande parte, composto pelo óleo básico - que pode ser extraído diretamente do refino do petróleo (o mais comum, conhecido como mineral) ou de reações químicas a partir da extração do petróleo (chamado de sintético). Depois que ele é misturado com aditivo, fica pronto para uso.
Quando o descarte do óleo usado é feito corretamente, além da proteção ambiental e de saúde, a necessidade de importação de petróleo é diminuída. Isso porque, esse produto é refinado novamente (rerrefinado) em locais próprios que, depois, reutilizam o óleo básico para fazer um novo lubrificante.
Segundo o CONAMA, os importadores, produtores e distribuidores precisam recolher anualmente pelo menos 45,5% do óleo que é fabricado e distribuído no Brasil para destinar ao processo de rerrefino.
Como garantir o descarte correto do óleo de motor
Toda loja de serviços que realiza troca de óleo é obrigada a ter um tambor de descarte e orientações ao consumidor final sobre como esse processo funciona. Isso é lei e cada motorista pode e deve cobrar do estabelecimento a garantia do descarte correto.
O óleo de motor usado é recolhido desses tambores para coletores autorizados pela Agência Nacional de Petróleo (ANP) e enviado para ser rerrefinado. No geral, quem faz essa ligação entre os postos de gasolina ou oficinas e os coletores é o revendedor de óleo ou através da parceria do Instituto Jogue Limpo (LOGÍSTICA REVERSA DE LUBRIFICANTES).
No caso do motorista, a obrigação é garantir que a troca seja feita em ambiente autorizado ou, caso decida fazer por conta própria, armazenar o líquido em local seguro e enviar por conta própria para os coletores.