Junta do cabeçote queimada: o que é, quais os sinais e posso continuar rodando?
A junta do cabeçote é um dos componentes mais importantes do motor, garantindo a vedação entre o bloco do motor e o cabeçote. Quando ela queima ou sofre danos, pode causar sérios problemas, comprometendo o desempenho do motor e levando a custos elevados de reparo.
Neste artigo, vamos explicar o que significa ter a junta do cabeçote queimada, os sinais que indicam o problema e se é possível continuar rodando com o carro nessa condição. Além disso, também vamos entender a importância dos fluidos de arrefecimento para evitar essa situação. Continue lendo para saber!
O que é a junta do cabeçote?
A junta do cabeçote é uma peça feita de materiais resistentes ao calor e à pressão, como metal e compósitos especiais. Sua principal função é vedar os cilindros e garantir que os fluidos do motor (como óleo e líquido de arrefecimento) não se misturem.
Por que a junta do cabeçote queima?
A queima da junta do cabeçote ocorre quando ela sofre superaquecimento ou desgaste excessivo, comprometendo sua vedação. Isso pode acontecer por diversos motivos, como:
- Superaquecimento do motor;
- Baixo nível do fluido de arrefecimento;
- Uso de óleo inadequado ou com troca irregular;
- Torque incorreto ao instalar o cabeçote.
Para evitar que ela queime, já se atualize com todas as informações necessárias para realizar a troca de óleo correta do seu carro e conheça também o óleo de arrefecimento da TotalEnergies.
Quais os sinais de uma junta do cabeçote queimada?
Identificar o problema rapidamente pode evitar danos mais graves ao motor. Alguns dos sinais mais comuns de uma junta do cabeçote queimada incluem:
- Superaquecimento constante do motor: A falha na vedação pode levar à perda de líquido de arrefecimento, causando superaquecimento.
- Fumaça branca saindo pelo escapamento: Indica que o líquido de arrefecimento está sendo queimado junto com o combustível.
- Presença de óleo no reservatório de arrefecimento ou vice-versa: Se a junta estiver comprometida, pode haver contaminação entre os fluidos do motor.
- Perda de potência e falhas no motor: O motor pode funcionar de forma irregular ou perder força devido à perda de pressão nos cilindros.
- Borbulhamento no reservatório de expansão: Gases da combustão podem vazar para o sistema de arrefecimento, causando bolhas.
Se perceber qualquer um dos sinais mencionados, o ideal é parar o veículo e buscar ajuda mecânica o quanto antes para evitar prejuízos maiores.
Posso continuar rodando com a junta do cabeçote queimada?
Não é recomendado continuar rodando com uma junta do cabeçote queimada. O problema pode evoluir rapidamente e causar danos severos ao motor, tais como:
- Travamento do motor por superaquecimento;
- Mistura de óleo com líquido de arrefecimento, comprometendo a lubrificação;
- Deformação do cabeçote e do bloco do motor, tornando o reparo mais caro.
Outro problema que pode ocorrer se o motorista continuar dirigindo com a junta do cabeçote queimada é o calço hidráulico. Ele acontece quando há um aumento no líquido de arrefecimento que passa para a câmara de combustão. Dessa forma, esse líquido não evapora mais, acumulando acima do pistão e podendo causar o travamento do motor.
Para evitar essas complicações mais sérias ao seu veículo, é fundamental procurar um mecânico logo que identificar o problema da junta do cabeçote queimada.
Fluido de arrefecimento TotalEnergies
Para manter o funcionamento do motor em bom estado, é essencial seguir boas práticas como a troca de óleo do motor e também o uso de fluidos de arrefecimento de qualidade.
A TotalEnergies possui uma linha de arrefecimento, chamados Glacelf e Coolelf, que contempla produtos orgânicos e inorgânicos, prontos para uso ou concentrado, ideal para cada perfil de uso e para cada veículo. Os produtos foram cuidadosamente desenvolvidos para garantir proteção superior contra corrosão. Saiba mais aqui.
Conclusão
A junta do cabeçote queimada é um problema sério que pode comprometer todo o funcionamento do motor. Ao notar sinais como superaquecimento, fumaça branca ou contaminação de fluidos, é essencial procurar um mecânico imediatamente.
Rodar com o carro nessas condições pode resultar em danos irreversíveis e um custo de reparo muito maior. Manter a manutenção em dia, como trocas regulares de óleo e líquido de arrefecimento, é fundamental para evitar esse tipo de problema e garantir a longevidade do seu motor.