junta do cabeçote queimada - o que é, quais os sinais e posso continuar rodando
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Junta do cabeçote queimada: o que é, quais os sinais e posso continuar rodando?

A junta do cabeçote é um dos componentes mais importantes do motor, garantindo a vedação entre o bloco do motor e o cabeçote. Quando ela queima ou sofre danos, pode causar sérios problemas, comprometendo o desempenho do motor e levando a custos elevados de reparo. 

Neste artigo, vamos explicar o que significa ter a junta do cabeçote queimada, os sinais que indicam o problema e se é possível continuar rodando com o carro nessa condição. Além disso, também vamos entender a importância dos fluidos de arrefecimento para evitar essa situação. Continue lendo para saber! 

O que é a junta do cabeçote? 

A junta do cabeçote é uma peça feita de materiais resistentes ao calor e à pressão, como metal e compósitos especiais. Sua principal função é vedar os cilindros e garantir que os fluidos do motor (como óleo e líquido de arrefecimento) não se misturem. 

Por que a junta do cabeçote queima? 

A queima da junta do cabeçote ocorre quando ela sofre superaquecimento ou desgaste excessivo, comprometendo sua vedação. Isso pode acontecer por diversos motivos, como: 

Para evitar que ela queime, já se atualize com todas as informações necessárias para realizar a troca de óleo correta do seu carro e conheça também o óleo de arrefecimento da TotalEnergies

Quais os sinais de uma junta do cabeçote queimada?

Identificar o problema rapidamente pode evitar danos mais graves ao motor. Alguns dos sinais mais comuns de uma junta do cabeçote queimada incluem:

  • Superaquecimento constante do motor: A falha na vedação pode levar à perda de líquido de arrefecimento, causando superaquecimento. 
  • Fumaça branca saindo pelo escapamento: Indica que o líquido de arrefecimento está sendo queimado junto com o combustível. 
  • Presença de óleo no reservatório de arrefecimento ou vice-versa: Se a junta estiver comprometida, pode haver contaminação entre os fluidos do motor. 
  • Perda de potência e falhas no motor: O motor pode funcionar de forma irregular ou perder força devido à perda de pressão nos cilindros. 
  • Borbulhamento no reservatório de expansão: Gases da combustão podem vazar para o sistema de arrefecimento, causando bolhas. 

Se perceber qualquer um dos sinais mencionados, o ideal é parar o veículo e buscar ajuda mecânica o quanto antes para evitar prejuízos maiores. 

Posso continuar rodando com a junta do cabeçote queimada? 

Não é recomendado continuar rodando com uma junta do cabeçote queimada. O problema pode evoluir rapidamente e causar danos severos ao motor, tais como: 

  • Travamento do motor por superaquecimento; 
  • Mistura de óleo com líquido de arrefecimento, comprometendo a lubrificação; 
  • Deformação do cabeçote e do bloco do motor, tornando o reparo mais caro. 

Outro problema que pode ocorrer se o motorista continuar dirigindo com a junta do cabeçote queimada é o calço hidráulico. Ele acontece quando há um aumento no líquido de arrefecimento que passa para a câmara de combustão. Dessa forma, esse líquido não evapora mais, acumulando acima do pistão e podendo causar o travamento do motor. 

Para evitar essas complicações mais sérias ao seu veículo, é fundamental procurar um mecânico logo que identificar o problema da junta do cabeçote queimada. 

Fluido de arrefecimento TotalEnergies

Para manter o funcionamento do motor em bom estado, é essencial seguir boas práticas como a troca de óleo do motor e também o uso de fluidos de arrefecimento de qualidade. 

A TotalEnergies possui uma linha de arrefecimento, chamados Glacelf e Coolelf, que contempla produtos orgânicos e inorgânicos, prontos para uso ou concentrado, ideal para cada perfil de uso e para cada veículo. Os produtos foram cuidadosamente desenvolvidos para garantir proteção superior contra corrosão. Saiba mais aqui

Conclusão 

A junta do cabeçote queimada é um problema sério que pode comprometer todo o funcionamento do motor. Ao notar sinais como superaquecimento, fumaça branca ou contaminação de fluidos, é essencial procurar um mecânico imediatamente. 

Rodar com o carro nessas condições pode resultar em danos irreversíveis e um custo de reparo muito maior. Manter a manutenção em dia, como trocas regulares de óleo e líquido de arrefecimento, é fundamental para evitar esse tipo de problema e garantir a longevidade do seu motor.