Aumento da produção em Iara com início da operação do segundo FPSO
PT EN
A Total e seus parceiros anunciam o início da operação do FPSO P-70 no cluster de Iara (Bloco BM-S-11A), localizado em águas profundas da Bacia de Santos, no pré-sal brasileiro. Com capacidade para produzir 150 mil barris de óleo por dia, essa nova unidade vai dobrar a capacidade total de produção do cluster de Iara – iniciada em novembro de 2019 no Campo de Berbigão com o FPSO P-68 – e vai produzir a reserva do Campo de Atapu.
“O aumento da produção em Iara reflete a estratégia de crescimento da Total em águas profundas no Brasil, onde o Grupo está focado em projetos gigantes que produzem a um custo competitivo, com resiliência diante da volatilidade dos preços do petróleo”, afirmou Arnaud Breuillac, Presidente de Exploração & Produção do Grupo Total. “A produção do Grupo no país deve alcançar 150 mil barris de óleo por dia até 2025, graças ao atual desenvolvimento dos projetos de Iara, Mero e Lapa.”
A licença BM-S-11A contempla partes dos campos de Sururu, Berbigão e Atapu. A Total adquiriu participação de 22,5% n Bloco BM-S-11A em janeiro de 2018, como parte da Aliança Estratégica com a Petrobras, tornando-se parceira do ativo ao lado da operadora Petrobras (42,5%), da Shell Brasil Petróleo Ltda. (25%) e da Petrogal Brasil S.A. (10%).