Skip to content

01/05/2018 Comunicado de imprensa

FESTAS DE FIM DE ANO EXIGEM RESPONSABILIDADE DO MOTORISTA, ALÉM DE CUIDADOS ESPECIAIS COM O VEÍCULO

1283935133691_thumb_big0.png

 

As comemorações de fim de ano estão chegando e com elas alguns transtornos recorrentes. Esta é uma época de muitos acidentes no trânsito, principalmente os causados por imprudência dos motoristas. Dados da Polícia Rodoviária Federal revelaram que, durante a Operação Fim de Ano 2013/2014, houve uma redução de quase 10% no número de acidentes em relação ao ano anterior. Apesar da diminuição, no entanto, os números ainda são bastante alarmantes.

Embora a Lei Seca venha atuando de forma incisiva nas rodovias de todo o país e contribuído de forma inédita para a redução de acidentes, muitas pessoas ainda se empolgam com as festas e se esquecem de alguns cuidados básicos. Para evitar que as comemorações de fim de ano se transformem em uma enorme dor de cabeça, o motorista precisa tomar consciência de que álcool e direção não combinam.

Outro cuidado muito importante para evitar incidentes, é prestar atenção na revisão automotiva do veículo. O gerente de produtos da Total Brasil, Marcelo Beltran, lembra que aqueles que pretendem viajar e aproveitar as merecidas férias precisam ter certeza de que seu automóvel está em perfeitas condições antes de pegar a estrada. “Alguns cuidados podem ser realizados pelo próprio motorista, como verificar a água do radiador, calibrar os pneus, trocar o óleo lubrificante e se certificar que os itens de segurança estão dentro do prazo de validade”, comenta.

A verificação de um especialista, no entanto, é essencial para garantir que todos os componentes do veículo funcionem de forma equilibrada e segura. “Somente um profissional especializado é capaz de avaliar o desempenho e detectar possíveis falhas. É preciso estar atento a tudo, desde a troca de óleo, até a verificação do freio e o balanceamento dos pneus. Por isso, é importante seguir com as recomendações do Manual do Fabricante e procurar por oficinas regulamentadas com profissionais de ponta”, finaliza.

Para ajudar na hora de fazer a revisão automotiva preventiva, Beltran lista alguns dos itens que não podem ficar de fora da revisão automotiva:

  • Nível e validade do óleo do motor
  • Nível da água da bateria
  • Partes elétricas (em geral)
  • Calibragem dos pneus e do estepe
  • Itens obrigatórios de segurança
  • Validade do extintor de incêndio
  • Macaco, triângulo e chave de roda
  • Lâmpadas externas e internas
  • Água do radiador
  • Fluido de freio
  • Quantidade de combustível no tanque
  • Nível do recipiente de água do limpador de para-brisa
  • Paleta do limpador de para-brisa

Pensando em uma maneira eficiente de fornecer serviços de manutenção e revisão, a Total Brasil desenvolveu o projeto Rapid Oil Change ou Troca de Óleo Rápida (ROC). Contando com equipes de profissionais especializados, treinados pela própria Total, os Centros Automotivos ROC oferecem uma linha completa de produtos desenvolvidos com a mais alta tecnologia pela empresa e, ainda, realizam muito mais do que uma simples troca de óleo. Até 15 itens de segurança são verificados gratuitamente, com a finalidade de assegurar uma revisão preventiva vital para a segurança de condutores e passageiros.

SOBRE A TOTAL

A TOTAL está entre as cinco maiores empresas de petróleo e gás do mundo, presente em mais de 130 países. Com uma equipe altamente capacitada, com mais de 96 mil colaboradores, as suas atividades abrangem toda a cadeia do petróleo, desde a exploração, desenvolvimento e produção de petróleo e gás, até o refino, distribuição e comercialização internacional de petróleo bruto e produtos finais. A TOTAL também desempenha um papel importante na indústria química global.  A missão da TOTAL é trabalhar para ajudar a satisfazer a demanda global por energia, hoje e amanhã.

No âmbito internacional, a TOTAL participa das competições mais importantes, como a F1 (com a equipe Infiniti Red Bull Racing Team, tetracampeã mundial), o WTCC (junto à equipe CITROËN TOTAL WTCC, campeã de construtores, e Pechito López, piloto campeão mundial da categoria), o WRC (com o Citroën Total Abu Dhabi World Rally Team, equipe nove vezes campeã mundial) e o Rally Dakar (por meio da TOTAL como patrocinadora oficial há 23 anos consecutivos e com o Team Peugeot Total). Por meio da sua marca ELF, a empresa também está presente na Moto GP, MOTO 2 e MOTO 3 (junto ao MARC VDS Racing Team, com Esteve “Tito” Rabat, campeão da Moto 2 em 2014) e na World Superbike (com a equipe Kawasaki).

www.totalbr.com.br